O inverno começou somente no último dia 21 de junho e, no entanto, alguns comerciantes de Belo Horizonte já começam a liquidar os seus estoques. Profissionais de marketing de alguns shoppings e gerentes de lojas observam que esse procedimento não é tão inesperado, considerando que, a cada ano, o mercado da moda tem antecipado suas coleções. Mais do que isso, é também uma eficiente estratégia de vendas em um período de entressafra, entre o Dia dos Namorados, em junho, e o Dia dos Pais, em agosto. As boas expectativas são com artigos para as férias de julho.
"O mercado da moda funciona em um ciclo diferente", indica o gerente de Marketing do Boulevard Shopping, Daniel Vieira, lembrando que a coleção outono-inverno chegou às lojas há cerca de quatro meses, em março. Nesse mesmo mês já eram lançadas para os lojistas as coleções primavera-verão de 2014, em eventos como o Fashion Week, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Embora algumas das 200 lojas já comecem a fazer suas promoções, Vieira ressalta que a grande liquidação, envolvendo todo o shopping, acontecerá somente no período de 18 a 21 de julho.
A Enjoy, por exemplo, que é uma marca de moda feminina original do Rio de Janeiro com mais de 60 lojas em todo o Brasil, inclusive no Boulevard, deu início à sua promoção há cerca de duas semanas, "logo depois do Dia dos Namorados", informou a gerente Tácila Rufino Araújo. Segundo ela, embora pareça estranho, "o timing do varejo é mesmo adiantado". O objetivo da Enjoy, com descontos progressivos, é alcançar a meta de crescimento anual de vendas da ordem de 20%.
Antecipação - A coordenadora de Marketing do Shopping Cidade, Tânia Souza, também observa um certo movimento de alguns lojistas que querem antecipar as promoções. "Alguns já estão pedindo a programação visual para colocarem os adesivos", informou, ressaltando que o grande bazar, que envolverá todas as lojas, com descontos entre 70% e 80%, ainda não tem data marcada, devendo acontecer entre o final de julho e início de agosto.
Segundo ela, essa antecipação acompanha o ritmo do mercado da moda, que já se prepara para lançar a coleção primavera-verão a partir de agosto ou setembro. também um jeito de o lojista "dar um gás" às vendas nessas férias de julho, pois não há nenhuma data oficial entre o Dia dos Namorados e o Dia dos Pais. "O objetivo é que essa chamada de liquidação leve o cliente para dentro da loja nesse período", indica Tânia, lembrando que essas promoções devem oferecer descontos de até 50%, menores, portanto, que o previsto para o grande bazar.
"Cada marca tem o seu próprio cronograma, mas há mesmo uma tendência de que antecipem muito suas promoções", observa Tânia, lembrando ainda que algumas já preparam o lançamento da coleção primavera-verão 2014 em agosto, antes mesmo do fim do inverno. Para ela, essas liquidações não são propriamente queimões de estoques de inverno, embora esteja ano o frio tenha sido mais ameno que o esperado. A questão é de concorrência mesmo, "uma estratégia para alavancar vendas em um período de entressafra".
A Sketch, que tem loja no Shopping Cidade, por exemplo, faz promoções regularmente. " política da casa", acentua a gerente de Vendas, Cristina Diniz. Segundo ela, os estoques de inverno estão baixos. Mesmo assim, a loja oferece descontos entre 30% e 50% em diversos itens, com ênfase em produtos para férias, como bermudas e roupas de malha, considerando que "este ano não esfriou muito".
A expectativa é que essas promoções gerem aumento de vendas de pelo menos 10%, especialmente depois da Copa das Confederações, que terminou no dia 30 passado, quando se esperava um certo arrefecimento das manifestações populares. Além do feriado da última quarta-feira, os lojistas do Shopping Cidade perderam dois sábados de vendas.
Espera - Segundo o gerente de Marketing do Minas Shopping, Renan Fernando, ainda não se observa nenhum movimento de antecipação de promoções. "Não temos histórico de liquidações nessa época do ano. A não ser uma ou outra loja, com estoques muito altos", informou.
Conforme ele, ao contrário dos demais centros de compras, ainda não há previsão para o bazar, envolvendo todos os lojistas. "Preferimos fazer uma grande promoção na época de troca de coleção, com desconto real e benefícios para o consumidor", anunciou. Segundo ele, a liquidação só deve acontecer entre agosto e setembro, em data ainda a se confirmar.
Veículo: Diário do Comércio - MG