Colheita recorde de 185,05 milhões de toneladas no país

Leia em 2min 10s

Brasília - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem o resultado do 10º levantamento da safra de grãos 2012/13, que estima um novo recorde na produção nacional de 185,05 milhões de toneladas. O volume aumentou 710 mil toneladas (0,40%) em relação ao estimado no mês passado e cresceu 18,87 milhões de toneladas (11,4%) quando comparado às 166,17 milhões de toneladas colhidas na safra passada. Vale lembrar que a safra 2011/12 teve forte quebra na produção de soja, por causa da estiagem, principalmente na região Sul.

No levantamento divulgado ontem a Conab atualizou os dados referentes à soja e segunda safra de milho, que apresentaram variação em relação ao levantamento divulgado em junho. A estimativa de safra de milho safrinha aumentou em mais 620,3 mil toneladas, para o recorde histórico de 44,242 milhões de toneladas. Em relação ao ano agrícola 2011/12, a produção estimada de milho safrinha teve aumento de 5,130 milhões de toneladas (13,1%).

O levantamento confirma recordes históricos para as lavouras de soja em área cultivada, produção e produtividade. Os técnicos da estatal atribuem o desempenho ao clima favorável e também ao elevado nível das cotações internacionais, que possibilitou boa rentabilidade na comercialização antecipada da oleaginosa.

Conforme a Conab, a área plantada com soja atingiu um recorde de 27,721 milhões de hectares, incremento de 10,7% em relação à safra anterior. Os técnicos observam que os problemas observados durante o desenvolvimento vegetativo - como o atraso do plantio em função da chegada tardia das chuvas, a ocorrência de um clima úmido durante a colheita e também a incidência da ferrugem, especialmente nas lavouras da região Centro-Oeste - não trouxeram comprometimentos graves para a produtividade.

Os técnicos salientam que em determinado momento da safra era difícil imaginar a possibilidade de que se pudesse superar a marca histórica alcançada no ano passado, quando o rendimento médio das lavouras em todo o país atingiu 44,18 sacas por hectare. O bom desempenho reflete, em grande parte, o crescimento da produtividade na região Sul, que subiu 15,1%, para 50,1 sacas por hectare.

"Essa performance fez a produtividade nacional atingir a média de 48,7 sacas por hectare, representando um recorde de crescimento e um superávit de 10,8% em relação à obtida em 2012", dizem os técnicos. A produção nacional de soja é estimada em um patamar histórico de 81,456 milhões de toneladas, volume 22,7% superior ao colhido na safra anterior.

Os destaques na perda de área foram para o algodão (queda de 35,8% para 985 mil hectares), milho de primeira safra (queda de 8,8% para 6,892 milhões de hectares) e feijão total (queda de 6,2% para 3,061 milhões de hectares).



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Entrega lenta de milho gera irritação

Iguatu Cresce a cada dia a cobrança por parte dos produtores rurais da região Centro-Sul e Jaguaribana par...

Veja mais
Cultivo de trigo é o destaque no Paraná

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou em 58 mil toneladas sua estimativa de produção de tri...

Veja mais
Feijão: queda na produção e produtividade

No caso do feijão, houve queda de 30% na produção de primeira safra, totalizando 281,7 mil tonelada...

Veja mais
Safra de grãos em MG 1,8% menor

A área destinada ao plantio no Estado será 1,8% superior, com 3 milhões de hectares. A safra 2012/1...

Veja mais
Eletroeletrônico em xeque

A indústria elétrica e eletrônica de Minas Gerais sentiu redução significativa dos ped...

Veja mais
Mineiro assume presidência da Abip

Principal meta de José Batista de Oliveira é atenuar alguns gargalos do setor de panificação...

Veja mais
Comércio não cresceu nas cidades-sede

A expectativa de que a Copa das Confederações poderia movimentar o turismo no país, e conseqüe...

Veja mais
Vendas de pneus agrícolas sobem com mais investimentos no campo

O crescimento nas vendas de máquinas agrícolas está movimentando o mercado de pneus para tratores e...

Veja mais
Empresários peruanos fecham US$ 17 milhões em negócios com o Brasil

Empresários peruanos fecharam US$ 49 milhões em acordos comerciais imediatos e para os próximos 12 ...

Veja mais