Comércio não cresceu nas cidades-sede

Leia em 2min 40s

A expectativa de que a Copa das Confederações poderia movimentar o turismo no país, e conseqüentemente o comércio varejista, foi frustrada, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) feita com torcedores. O levantamento aponta que 85% das pessoas que foram aos estádios moravam no mesmo Estado onde estava sendo realizado o evento.

Com isso, o comércio também não viu o aumento de demanda esperado com o evento. "Uma pesquisa anterior realizada em abril desse ano, mostrou que 83% dos comerciantes acreditavam que a Copa das Confederações iria trazer novas oportunidades de desenvolvimento para os negócios locais. A falta de turistas no evento, aliada aos resultados das manifestações nas ruas frustraram essas expectativas", avaliou o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior.

Segundo a pesquisa, a maior parte dos gastos feitos por turistas foi direcionado para o setor de serviços, como restaurantes, bares e boates. Os dados mostram que boa parte dos consumidores pretendiam gastar durante o dia do evento com alimentação (média de R$ 90 por dia), bares e boates (média de R$ 101 por dia). E o estudo mostrou que quase 70% do público que foi aos estádios não gastou para levar produto de loja para casa (como souvenires, roupas, calçados e artigos esportivos). "O que é de certa forma natural, já que a maioria desses consumidores eram locais e não ira mesmo gastar com souvenires ou artigos esportivos, comumente comprados em viagens para presentear amigos e familiares", explica Pellizzaro Junior. A pesquisa também pediu que os turistas dessem nota aos serviços utilizados durante sua viagem ou nos jogos.

De zero a dez, a nota média dada pelos entrevistados para a Copa das Confederações foi sete. Quando perguntados sobre a avaliação de alguns segmentos do evento, o item com o maior percentual de avaliações positivas foram os estádios, com 88% de classificação bom ou ótimo. Outros quesitos com altos percentuais de avaliações positivas foram hospedagem (58%), comércio em geral (57%), bares e restaurantes (56%) e turismo/cultura/eventos (52%). Já os itens mobilidade urbana (40%), estacionamento (46%), transporte público (48%) e aeroportos (29%) tiveram um maior percentual de avaliações do tipo péssimo ou ruim. Turismo -A Copa das Confederações não movimentou o turismo interno nem atraiu muitos turistas estrangeiros, aponta a pesquisa do SPC Brasil. Segundo a Fifa, só 3% dos ingressos foram comprados por torcedores estrangeiros.

A pesquisa também traçou o perfil do consumidor que foi aos estádios durante a Copa das Confederações. De acordo com o levantamento, a maioria dos torcedores era formada por homens (62%), solteiros (59%), com idade na faixa de 18 a 34 anos (60%), pertencentes às classes A e B (75%) e que foram aos jogos com amigos (45%). A pesquisa mostrou que 85% dos torcedores acham que o investimento pessoal para ir aos estádios valeu a pena, porém 62% ainda consideram o Brasil despreparado, de uma maneira geral, para a Copa do Mundo de 2014. "O público considerou a preparação adequada para um evento teste como a Copa das Confederações, mas ainda falta melhorar para o evento principal", disse o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG

 


Veja também

Eletroeletrônico em xeque

A indústria elétrica e eletrônica de Minas Gerais sentiu redução significativa dos ped...

Veja mais
Mineiro assume presidência da Abip

Principal meta de José Batista de Oliveira é atenuar alguns gargalos do setor de panificação...

Veja mais
Vendas de pneus agrícolas sobem com mais investimentos no campo

O crescimento nas vendas de máquinas agrícolas está movimentando o mercado de pneus para tratores e...

Veja mais
Empresários peruanos fecham US$ 17 milhões em negócios com o Brasil

Empresários peruanos fecharam US$ 49 milhões em acordos comerciais imediatos e para os próximos 12 ...

Veja mais
Produção de trigo irá crescer 10%

O aumento acompanha o incremento da área plantada no Brasil Central.A produção de trigo no Brasil C...

Veja mais
Dez anos de transgênicos

Em uma década, soja geneticamente modificada eleva produção e já representa 88% da safra nac...

Veja mais
Consumo global de açúcar cresce 2% ao ano, informa OIA

A produção mundial de açúcar continuará maior do que a demanda na safra de 2013/14. A...

Veja mais
Encomendas para indústria de calçados recuam

O clima negativo que se abateu sobre a economia em junho, com inflação alta e aumento do pessimismo sobre ...

Veja mais
Nintendo precisa de novos heróis para resgatar lucro

Na Electronic Entertainment Expo, em Los Angeles, a Sony e a Microsoft apresentaram, em junho, novos consoles e jogos pr...

Veja mais