L'Oréal torna sua unidade brasileira mais independente

Leia em 1min 50s

Entre o sexto e o sétimo lugar no ranking geral do grupo L'Oréal (dependendo do câmbio), a unidade brasileira da empresa torna-se mais independente da matriz, com direito a produtos locais. Até o final deste ano, a L'Oréal Brasil terá lançado 500 artigos.

"As decisões têm de estar nos mercados. Teremos cada vez mais autonomia no desenvolvimento de produtos e para fazer campanhas publicitárias no Brasil e para o Brasil. Desde o início deste mês, todas as grandes decisões passam a ser pilotadas diretamente daqui", diz o francês Didier Tisserand, CEO da companhia no país.

A estratégia também se repete na China e na Índia.

"O que estamos fazendo são investimentos importantes para transformar a L'Oréal Brasil de uma empresa principalmente capilar para uma multicategorias, como a companhia é no mundo todo."

Nos últimos três anos, os segmentos que mais cresceram no Brasil foram tratamento para pele, maquiagem e desodorantes.

Nessa fase de aceleração de novas categorias, a empresa decidiu entrar em um canal de distribuição diferente: as lojas.

"Para a Maybelline, vamos abrir quiosques e unidades próprias. Até o final de julho, teremos 18 inaugurados e, até o final do ano, 50. A ideia é que sejam 200 pontos da marca no país em 2016", diz.

"Queremos dobrar o faturamento no Brasil nos próximos cinco anos e ser um dos quatro maiores mercados da L'Oréal no mundo."

Hoje, a empresa tem 80 pesquisadores. A estimativa é que sejam 200 em dezembro de 2015, quando estará pronto um segundo centro de inovação no país.

As obras começam neste trimestre. O empreendimento ficará na Ilha de Bom Jesus, ao lado do Parque Tecnológico do Fundão (Rio) e receberá R$ 80 milhões em recursos.

Ao todo, com centros e fábricas, serão cerca de R$ 200 milhões em investimentos em dois anos.

"A planta do Rio vai ser ampliada no mesmo local, o que permitirá dobrar a capacidade produtiva", diz.

A companhia também terá uma nova central de distribuição em Duque de Caxias, em uma área de 40 mil m2.

Depois de um forte primeiro trimestre, com alta de 13,7% ante o mesmo período de 2012, a L'Oréal Brasil acelerou nos três meses seguintes e atingiu um crescimento de 15,8%, segundo dados dos resultados da unidade brasileira ainda não divulgados.


Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Esmagamento de soja é o menor em quatro anos

A indústria de óleos vegetais vive um ano atípico. A moagem de soja soma apenas 12,6 milhões...

Veja mais
Marca Carmen Steffens prepara tecido novo

A marca Carmen Steffens se prepara para entrar no segmento de vestuário no segundo semestre deste ano.A grife vai...

Veja mais
Goiás: Investimento à vista

O governo de Goiás e o grupo de distribuição de produtos atacadistas Martins negociam a implanta&cc...

Veja mais
País é 4º no mundo em itens de limpeza

O Brasil é o quarto mercado mundial de produtos de limpeza, comR$ 8,1 bilhões, atrás dos EUA, China...

Veja mais
Café tem alta em NY com previsão de clima frio no Brasil

Previsões de clima mais frio e úmido nas regiões produtoras do Brasil impulsionaram os preço...

Veja mais
Gfk: mercado de eletrônicos tem crescimento de 3,7%

O mercado de eletrônicos no Brasil registrou crescimento de 3,7% de janeiro a maio de 2013 ante o mesmo perí...

Veja mais
Mueller na Eletrolar

A Mueller, de Timbó, lançou, durante a 8ª Eletrolar Show, em São Paulo, a Big. Ela é, s...

Veja mais
Agricultura familiar gaúcha terá R$ 4,2 bi

Com presença confirmada na cerimônia de lançamento do Plano Safra estadual, hoje, em Soledade, o min...

Veja mais
Trigo: Fôlego temporário

Embora o cenário ainda não seja dos melhores, a prorrogação da isenção da Tari...

Veja mais