Entre o sexto e o sétimo lugar no ranking geral do grupo L'Oréal (dependendo do câmbio), a unidade brasileira da empresa torna-se mais independente da matriz, com direito a produtos locais. Até o final deste ano, a L'Oréal Brasil terá lançado 500 artigos.
"As decisões têm de estar nos mercados. Teremos cada vez mais autonomia no desenvolvimento de produtos e para fazer campanhas publicitárias no Brasil e para o Brasil. Desde o início deste mês, todas as grandes decisões passam a ser pilotadas diretamente daqui", diz o francês Didier Tisserand, CEO da companhia no país.
A estratégia também se repete na China e na Índia.
"O que estamos fazendo são investimentos importantes para transformar a L'Oréal Brasil de uma empresa principalmente capilar para uma multicategorias, como a companhia é no mundo todo."
Nos últimos três anos, os segmentos que mais cresceram no Brasil foram tratamento para pele, maquiagem e desodorantes.
Nessa fase de aceleração de novas categorias, a empresa decidiu entrar em um canal de distribuição diferente: as lojas.
"Para a Maybelline, vamos abrir quiosques e unidades próprias. Até o final de julho, teremos 18 inaugurados e, até o final do ano, 50. A ideia é que sejam 200 pontos da marca no país em 2016", diz.
"Queremos dobrar o faturamento no Brasil nos próximos cinco anos e ser um dos quatro maiores mercados da L'Oréal no mundo."
Hoje, a empresa tem 80 pesquisadores. A estimativa é que sejam 200 em dezembro de 2015, quando estará pronto um segundo centro de inovação no país.
As obras começam neste trimestre. O empreendimento ficará na Ilha de Bom Jesus, ao lado do Parque Tecnológico do Fundão (Rio) e receberá R$ 80 milhões em recursos.
Ao todo, com centros e fábricas, serão cerca de R$ 200 milhões em investimentos em dois anos.
"A planta do Rio vai ser ampliada no mesmo local, o que permitirá dobrar a capacidade produtiva", diz.
A companhia também terá uma nova central de distribuição em Duque de Caxias, em uma área de 40 mil m2.
Depois de um forte primeiro trimestre, com alta de 13,7% ante o mesmo período de 2012, a L'Oréal Brasil acelerou nos três meses seguintes e atingiu um crescimento de 15,8%, segundo dados dos resultados da unidade brasileira ainda não divulgados.
Veículo: Folha de S. Paulo