Barbie é 'expulsa' de casas de boneca e Mattel perde receita

Leia em 1min 10s

A Barbie está mostrando a idade: as vendas da boneca da Mattel caíram 12% no trimestre passado, enquanto as meninas voltam a atenção para figuras mais radicais.

Foi o quarto trimestre consecutivo de queda para a Barbie. A Mattel, maior fabricante mundial de brinquedos pelo critério de faturamento, anunciou faturamento e lucro inferiores às expectativas no segundo trimestre, em boa parte por causa da boneca.

Com o resultado, as ações da Mattel caíram 6,8%.

Bryan Stockton, presidente-executivo da companhia, disse que as vendas da Barbie foram prejudicadas em parte por outros produtos da Mattel, especialmente a linha popular de bonecas Monster High, que retrata alunas góticas e horripilantes e de uma escola de segundo grau.

Mas a Mattel não vai abandonar suas operações da Barbie, iniciadas 54 anos atrás.

Stockton disse que a boneca "ainda se enquadra bem aos modelos de aspiração que meninas gostam de seguir" e que a companhia lançará produtos eletrônicos relacionados à Barbie no fim deste ano.

No Brasil, as vendas da boneca cresceram --a empresa não divulgou números.

"Parece que começa um declínio cíclico da Barbie", afirmou Gerrick Johnson, analista da BMO Capital Markets. Ele diz ter ouvido falar de meninas que expulsaram Barbies de suas casas de bonecas para abrir espaço à linha Monster High.

Segundo Johnson, as vendas da linha Barbie nos EUA caíram 50% desde 2000, declínio que deve muito ao lançamento das bonecas Bratz, da MGA Entertainment.

O produto rival causou uma batalha de direitos de propriedade intelectual entre as duas empresas, que a Mattel perdeu.



Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Esmagamento de soja é o menor em quatro anos

A indústria de óleos vegetais vive um ano atípico. A moagem de soja soma apenas 12,6 milhões...

Veja mais
Marca Carmen Steffens prepara tecido novo

A marca Carmen Steffens se prepara para entrar no segmento de vestuário no segundo semestre deste ano.A grife vai...

Veja mais
Goiás: Investimento à vista

O governo de Goiás e o grupo de distribuição de produtos atacadistas Martins negociam a implanta&cc...

Veja mais
L'Oréal torna sua unidade brasileira mais independente

Entre o sexto e o sétimo lugar no ranking geral do grupo L'Oréal (dependendo do câmbio), a unidade b...

Veja mais
País é 4º no mundo em itens de limpeza

O Brasil é o quarto mercado mundial de produtos de limpeza, comR$ 8,1 bilhões, atrás dos EUA, China...

Veja mais
Café tem alta em NY com previsão de clima frio no Brasil

Previsões de clima mais frio e úmido nas regiões produtoras do Brasil impulsionaram os preço...

Veja mais
Gfk: mercado de eletrônicos tem crescimento de 3,7%

O mercado de eletrônicos no Brasil registrou crescimento de 3,7% de janeiro a maio de 2013 ante o mesmo perí...

Veja mais
Mueller na Eletrolar

A Mueller, de Timbó, lançou, durante a 8ª Eletrolar Show, em São Paulo, a Big. Ela é, s...

Veja mais
Agricultura familiar gaúcha terá R$ 4,2 bi

Com presença confirmada na cerimônia de lançamento do Plano Safra estadual, hoje, em Soledade, o min...

Veja mais