Makro abrirá postos fora de lojas

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O Makro, maior atacadista do País, quer ganhar escala na operação de postos de combustíveis assim como os varejistas Pão de Açúcar e Carrefour. Rubens Baptista, presidente da companhia, informou em entrevista à Gazeta Mercantil, que iniciará este ano a abertura de postos de combustíveis fora das lojas da atacadista.

 

O Makro possui 26 postos de combustíveis em funcionamento e prevê a abertura de mais 10 em 2009. Deste total, pelo menos dois deles não serão instalados junto aos terrenos das lojas. "Vamos fazer uma experiência", afirma Baptista, que comemora a venda de 100 milhões de litros de combustíveis em 2008.

 

Todo o plano de expansão do Makro para este ano que, além dos postos, engloba dez novas lojas, dez restaurantes no interior de cada uma destas unidades e a reforma de cinco pontos-de-venda, deve consumir R$ 240 milhões.

 

Os novos postos devem trazer a marca Makro ao lado da bandeira Petrobras, distribuidora com a qual o atacadista já trabalha. Atualmente, somente a unidade de Sorocaba (SP) traz o logo da atacadista na fachada do posto.

 

Atualmente, os postos de combustíveis representam uma pequena fatia na receita real do Makro: cerca de 5%. Apesar disso, postos de combustíveis são um excelente negócio para as gigantes do comércio. Afinal, cada loja atrai um tráfego intenso, já que o deslocamento até essas unidades, no geral, é feito de automóvel. E é por esta razão que o atacadista deseja começar devagar a abertura de unidades independentes de lojas.

 

"Este negócio (de postos de combustíveis) incrementa as vendas da empresa e ainda fixa a marca da companhia junto aos clientes", afirma Baptista. Mas se o atacadista quiser alcançar o Carrefour e O Grupo Pão de Açúcar neste nicho terá que correr.

 

O Carrefour possui 100 postos de combustíveis e o Grupo Pão de Açúcar conta com 74. Ambos, já têm algumas operações funcionando de maneira independente das lojas.

 

O Makro deverá divulgar o resultado financeiro do ano passado em breve e já prevê crescimento para 2009. "Apesar de um certo desaquecimento da economia, não revisamos nossa meta. Nossas vendas devem crescer entre 10% e 15% neste ano", acredita Baptista. A venda pelo site, anunciada no ano passado, deve ficar para 2010. "Nosso site foi reformulado, já está operando em versão beta, mas as vendas on-line devem começar apenas no ano que vem."

 

Desempenho do setor

 

Carlos Eduardo Severini, diretor da Tenda Atacado, acaba de assumir a presidência da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) e afirma que o setor, em 2009, espera um crescimento real acima de 4% no faturamento. "Sabemos que vai ser difícil, mas como comercializamos itens de primeira necessidade, acreditamos que eles estarão a frente de produtos com maior valor agregado", diz.

 

O executivo afirma que no acumulado de janeiro a novembro do ano passado, o setor atacadista alcançou um crescimento real no faturamento de 2,2% na comparação com igual período do ano anterior.

 

"Os números de dezembro ainda não foram fechados, mas alguns atacadistas afirmaram que conseguiram um crescimento nominal na receita do mês de aproximadamente 10% na comparação com dezembro anterior". A Abad divulgará os resultados do setor nos próximos dias.

 

Para Severini, as margens do setor que variam de 2% a 3% devem ser afetadas neste ano. "As margens já são baixas e devem cair de 10% a 20%. A explicação é o comportamento do consumidor final.

 

"O consumidor está com a expectativa de fazer o dinheiro render. Ele irá atrás do melhor preço e isso forçará o varejo a oferecer um preço bom o que consequentemente reduzirá as margens do comércio ", completa o presidente da entidade

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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