A fabricante de produtos de cuidados pessoais e medicamentos Hypermarcas registrou lucro líquido de R$ 19,3 milhões no segundo trimestre e reverteu um prejuízo de R$ 30 milhões apurado um ano antes.
O resultado veio acima do esperado por analistas ouvidor pelo Valor, que previam, em média, perda líquida de R$ 15 milhões, devido ao impacto do câmbio nas dívidas dolarizadas da companhia.
O desempenho final foi impactado por uma melhor performance nas linhas financeiras. A despesa financeira líquida caiu R$ 22 milhões em relação ao ano passado, para R$ 209 milhões. Segundo a Hypermarcas, isso ocorreu em função "da menor contribuição negativa da variação cambial e atualizações monetárias sobre contingências no período".
A receita líquida da companhia subiu 11,7% na mesma comparação anual, para R$ 1,07 bilhão, praticamente em linha com as estimativas dos analistas.
A divisão de medicamentos cresceu 13,3%, para R$ 601,2 milhões e respondeu por 56,2% da receita total no segundo trimestre. A unidade de consumo teve alta de 9,8%, para R$ 467,9 milhões.
Antes do juros e dos impostos, a companhia registrou lucro de R$ 222,42 milhões, avanço de 7,6% em relação a um ano antes. Houve perda de 0,8 ponto na margem operacional, por causa da alta de quase 22% nas despesas que não compensaram a melhora de três pontos percentuais na margem bruta em relação a um ano antes. Os gastos com marketing aumentaram 18,4%, com reforços tanto em mídia, como em pontos de venda e visitação médica.
A alta na margem bruta, que alcançou 65,8%, foi fruto da maior eficiência operacional alcançada com a consolidação fabril em suas duas divisões. A companhia, comandada por Claudio Bergamo, está reunindo a fabricação de seus produtos de consumo em Senador Canedo (GO), e de medicamentos em Anápolis.
"A companhia progrediu, ao longo do trimestre, no cronograma de consolidação das operações de consumo, e a transferência de linhas de produção de higiene pessoal está praticamente concluída. A produção na nova planta em Senador Canedo encontra-se ainda em estágio inicial e em curva de aprendizagem, mas resultados do projeto já se traduzem no desempenho da divisão", informa a companhia em relatório. A Hypermarcas também avançou na migração para o centro de distribuição de Goiânia do faturamento das vendas de produtos da divisão de consumo.
Veículo: Valor Econômico