O Índice de Preços Ceagesp recuou 1,72% no mês de julho. Em nota, a assessoria da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo informa que a maior parte dos setores registra redução dos preços praticados.
"Com exceção do setor de verduras, que recuperou parte das perdas e registrou elevação dos preços praticados, todos os demais setores apresentaram retração. No ano, o Índice Ceagesp apresenta queda de 2% e, nos últimos 12 meses, elevação de 1,54%", informa.
O economista da Ceagesp Flávio Godas explica que o frio intenso nas regiões Sul e Sudeste do País não foi suficiente para inverter a tendência de baixa neste período do ano. " Esta é, historicamente, uma época satisfatória para a produção agrícola, notadamente hortifrutícolas.
Com a boa oferta e demanda retraída os preços mantiveram-se equilibrados, auxiliando na redução dos índices que medem a inflação."
De acordo com o economista, a expectativa é de que a época de frio mais intenso tenha passado. A quantidade ofertada deve subir ainda mais, fazendo com que os preços se mantenham em patamares reduzidos.
Em julho, o setor de frutas apresentou retração de 2,02%, com mamão papaya (-48,4%) puxando a queda, seguido de manga (-37,2%), mamão formosa (-26,5%), figo (-15,1%), caju (-13,7%) e atemoia (-10,3%). As principais altas foram na melancia (33,95), uva rubi (21,9%), e melão amarelo (7%). O setor de legumes, com recuo de 8%, registrou a maior queda de julho. As principais baixas ocorreram no tomate (-41%), ervilha torta (-34,9%), pepino comum (-31.1%), vagem (-19,2%) e quiabo (-11,2%).
Já o setor de verduras se recuperou das perdas dos últimos meses e subiu 18,99%.
Veículo: DCI