Para fazer frente e diferenciar-se dos seus principais concorrentes atuantes no varejo para o público infantil , a Tip Top partiu para um novo conceito de loja: a megastore. Com investimento de R$ 3 milhões, a operação será inaugurada hoje (14), em São Paulo, e a rede projeta outras 50 lojas neste formato nos próximos cinco anos no País.
Segundo o gerente de expansão da marca Ricardo Marcondes, a Tip Top Mega Store vem para preencher uma lacuna do mercado infantil, que não possui muitos players que comercializam diversos artigos para esse nicho consumidor em uma só operação. "Entendemos que com o potencial desse mercado, a Tip Top, que há 61 anos está no mercado brasileiro, poderia ter uma loja que atendesse ao consumidor em todas as suas necessidades de compra. Não queremos a consumidora só de passagem, queremos que ela resolva todos os seus 'problemas' em um só lugar", disse Marcondes.
Muito mais que vender produtos, a marca se preocupou com a inserção de serviços que agregam maior valor a sua nova loja. O espaço terá fraldário, Espaço Kids com TV e brinquedos, e também a Sala do Papai. Além disso, a parte superior da loja conta com área ampla com capacidade para 130 pessoas, onde serão oferecidos cursos e treinamentos.
Anteriormente a marca tinha foco maior na comercialização de roupas e acessórios - uma vez que a empresa começou como indústria, vendendo em multimarcas e só em 2008 se inseriu no canal monomarca por meio de franquias.
Entre os principais concorrentes estão marcas como a Malwee, presidida por Guilherme Weege que também atua no varejo com multimarcas, mas tem investido alto desde 2010 nas lojas como a Malwee para Brasileirinhos, por exemplo.
Atualmente são 29 próprias concentradas no Nordeste e no Sul, e uma franquia. Por meio de nota, a empresa afirmou não ter planos para novas lojas e reforçou sua presença em mais de 25 mil pontos de venda multimarcas. Quem também é concorrente direto da Tip Top é a Marisol, que há mais de 10 anos no varejo, ampliou sua atuação no ano passado ao criar o conceito One Store Marisol, uma multimarca para crianças.
Outro ponto a ser destacado e que fomenta o alto investimento da marca nessa expansão, foi a intenção da Tip Top em aproveitar o potencial de consumo deste canal. Estudo realizado pelo Pyxis Consumo, do Ibope Inteligência, identificou a perspectiva de gastos per capita, só de artigos de vestuário, por região. Sul, Centro-Oeste e Sudeste são as com maior potencial, com R$ 144,36 e R$ 137,19 e R$ 136,33, respectivamente. No Norte e o Nordeste o potencial é menor, mas de interesse à rede. "Queremos ter atuação nacional com esse formato de loja, não ficaremos restrito a uma região apenas", disse Marcondes.
Com isso ela diferencia-se mais uma vez de sua principal concorrente a Alô Bebê, que tem operações em São Paulo e no interior. Há 25 anos no mercado, a rede tem cerca de 20 lojas divididas na capital, em Campinas, no ABC Paulista, em Alphaville e em Ribeirão Preto. A marca procurada pela reportagem do DCI não quis se pronunciar sobre a nova operação da concorrente. Outro ponto que deve ser destacado é que as lojas de pequeno e médio porte e os supermercados eram os que preenchiam a falta de operações especializadas no País.
Ainda segundo o executivo, diferente de seu concorrente direto, a intenção da Tip Top é levar esse novo conceito a nível nacional. "Não vamos ficar centralizados em um estado só, queremos esse novo conceito de loja em todo o País", disse o executivo ao DCI. Até o ano que vem, a rede pretende ter, ao menos, 10 lojas neste formato e a expansão terá um auxílio do franchising. "Essa primeira unidade é própria, mas como temos franqueados com mais de uma operação, podemos tentar esse crescimento com o auxílio deles", explicou ele.
O diretor de expansão, Ricardo Marcondes explicou que mega loja não tem um modelo engessado e podem surgir oportunidades em metragem menores.
"Como o ponto comercial é um dos gargalos mais complicados no varejo, pode ser que a próxima loja que abriremos seja menor sem problema algum", disse.
Para a operação de São Paulo, Ricardo Marcondes explicou que foram necessárias oito meses até o lançamento oficial. "Demoramos cerca de quatro meses para encontrar o ponto e depois mais quatro em reformas para deixá-lo adequado ao novo modelo de negócio", argumentou.
Além das dificuldades em encontrar o espaço perfeito, a Tip Top precisou de cautela ao firmar as parcerias entre os seus fornecedores. "Temos 4 mil artigos à venda. Nos preocupamos em encontrar parceiros que têm a mesma preocupação com a marca, assim como a Tip Top".
Veículo: DCI