A rede varejista Marisa apresentou lucro líquido de R$ 38,8 milhões no segundo trimestre deste ano, queda de 18,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, o lucro foi de R$ 47,5 milhões, uma redução de 0,9% frente aos R$ 48 milhões dos seis primeiros meses de 2012.
Já a receita líquida teve um aumento de 6,6% no segundo trimestre ante o mesmo período de 2012, chegando a um patamar de R$ 744,6 milhões.
No primeiro semestre, o crescimento foi de 13,2%, gerando uma receita de R$ 1,37 bilhão.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 122,6 milhões entre os meses de abril e junho, levando a um incremento de 1,6% na relação com o mesmo período de 2012.
Revisão nos planos
A Marisa também anunciou uma redução no número de lojas que serão inauguradas neste ano. A companhia calcula abrir 42 lojas este ano, não mais 51, conforme havia sido anunciado ao longo de 2013.
De acordo com o diretor presidente da varejista, Marcio Goldfarb, a medida faz parte da estratégia da empresa, já que o retorno dos investimentos é mais imediato quando se foca na revitalização de lojas já existentes. "As lojas para revitalização já tem clientes e uso dos cartões, portanto não depende de maturação", explica.
No primeiro semestre deste ano, a Marisa abriu 12 pontos de venda, sendo nove inaugurados no segundo trimestre.
Goldfarb afirma que o mês de julho especificamente foi muito positivo para a companhia, mas vê o cenário varejista com cautela nos próximos meses.
"Estamos vendo um mercado restritivo e a tática para o segundo semestre está sendo revista desde junho", aponta o executivo.
Veículo: DCI