Feijão pronto em caixinha entra no foco da Tetra Pak

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Depois de construir no país a história do leite longa vida, a Tetra Pak, maior fabricante de embalagem cartonada instalada no Brasil, quer se consolidar em um novo mercado - desenvolvido pela própria companhia -, o de feijão pronto em caixinha.

Um dos principais ingredientes da cozinha nacional, o feijão entrou no radar da multinacional Tetra Pak, de capital sueco, uma das maiores fornecedoras mundiais de embalagens, após uma cuidadosa pesquisa sobre as refeições dos brasileiros, que confirmou o enorme potencial desse mercado.

Essa análise, de como criar valor a essa categoria de produto, mostrou que a rotina de cozinhar o alimento poderia ser substituída, conta o vice-presidente de estratégia de negócios da companhia para América Central e do Sul, Eduardo Eisler. Daí o projeto de oferecer o produto pronto, com e sem tempero - a própria multinacional apresentou a possíveis clientes propostas do produto.

Hoje, "três ou quatro" marcas já oferecem o feijão em caixinha em determinadas regiões. Mas, em breve, o alimento longa vida poderá conquistar mais prateleiras. Uma das maiores beneficiadoras e comercializadoras de arroz e feijão na América Latina, a Camil já aderiu à novidade.

Anualmente, conforme a multinacional, são consumidos no país 15 bilhões de pratos de feijão. Segundo Eisler, nos próximos quatro ou cinco anos, até 15% desse volume poderá corresponder ao alimento vendido em embalagens longa vida.

"Existe um potencial para conversão de 10% a 15%, mas ainda não estamos nem perto de ver esse potencial acontecer", afirma. A oferta do produto foi possível graças ao sistema Tetra Recart, desenvolvido pela Tetra Pak e utilizado em mais de 40 países.

Lançado em 2003, o sistema permite que o alimento, inclusive em pedaços maiores, seja esterilizado dentro da própria embalagem longa vida. Dessa forma, o produto pode permanecer no ponto de venda por até 24 meses. No Brasil, a embalagem chegou em 2006 e já é utilizada em outros alimentos, como vegetais.

O executivo do grupo evita falar em metas de participação da Tetra Recart nos negócios da companhia no país. "Adoramos crescer a pizza", brinca. Contudo, é bastante provável que o leite longa vida permaneça como principal categoria ainda por muito tempo. Neste ano, cerca de 50% das 13 bilhões de embalagens que a multinacional deve comercializar no país serão utilizadas para leite.



Veículo: Valor Econômico


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