Safrinha de milho será 18% maior

Leia em 3min

Até o momento, o clima e as condições de mercado têm sido favoráveis aos produtores mineiros.

Os preços lucrativos e a maior utilização da soja precoce têm incentivado o aumento da safrinha de milho em Minas Gerais. Somente na safra atual é esperado um incremento de 18,1%, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Até o momento, o clima não tem sido favorável ao plantio da soja precoce para a safra 2013/14, o que pode afetar a segunda safra de milho em 2014.

De acordo com o pesquisador de economia agrícola da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Unidade Milho e Sorgo (Embrapa Milho e Sorgo), Jason de Oliveira Duarte, o plantio da safrinha tem sido muito estimulado pelo maior uso da soja precoce, o que antecipa o plantio do milho e diminui o risco da cultura.

"A safrinha de milho em Minas Gerais e nas demais regiões produtoras do país tem sido ampliada ao longo dos últimos anos, o que acontece devido ao maior uso das sementes precoces de soja. O uso destas sementes permite que o milho seja cultivado mais cedo, o que diminui o risco de a cultura ser prejudicada pela seca", diz.

Ainda segundo Duarte, até o momento o clima e as condições de mercado têm sido favoráveis para os produtores que investiram no plantio do cereal. A colheita no Estado já foi iniciada e deve ser concluída no próximo mês.

Os dados da Conab apontam para uma expansão de 18,1% no plantio do milho segunda safra somente em Minas Gerais. A estimativa é que sejam colhidas 617,8 mil toneladas, frente às 523,2 mil toneladas obtidas em igual safra anterior. A área plantada é de 118,8 mil hectares, incremento de 26%. A produtividade foi reduzida em 6,3%, com rendimento médio de 5,2 toneladas por hectare.

Apesar de ainda distante, as especulações em relação ao clima para a próxima safra não são satisfatórias. De acordo com Duarte, o período de seca está maior que nos anos anteriores, o que pode atrasar o plantio da safra de soja, que geralmente é iniciado em setembro, e por conseqüência a segunda safra de milho.

"A princípio, diante da ameaça do prolongamento da seca tanto no Brasil como nos Estados Unidos, os preços pagos pelo milho estão sendo sustentados mesmo com a oferta maior. A situação pode mudar ao longo dos próximos meses, mas até o momento é esperado atraso na implantação da cultura de soja", disse.

De acordo com os dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), no período de 15 a 21 de agosto, nas principais regiões produtoras do Estado, o milho esteve cotado entre R$ 19 e R$ 23 a saca de 60 quilos. O mercado brasileiro está resistindo à redução de preços diante das expectativas da safra dos Estados Unidos e os produtores vêm retendo o cereal e tentando alguma alta nos preços.


Sementes - Outro fator que tem estimulado a ampliação da safrinha é o desenvolvimento de sementes do cereal. Segundo Duarte, a Embrapa trabalha constantemente no melhoramento das sementes convencionais, que têm produtividade próxima das sementes transgênicas e são recomendadas para o cultivo nas áreas de refúgio.

"A indústria de sementes precisa investir na divulgação correta do uso das transgênicas. O certo é reservar, pelo menos, 10% da área plantada com as transgênicas para o plantio do milho convencional, o que evita que os insetos se tornem resistentes à tecnologia. Atualmente temos sementes com alto padrão de qualidade e produtividade elevada", diz.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Preços do café ainda continuam em queda

O fundo do poço ficou ainda mais baixo no mercado internacional do café na semana passada. O efeito das me...

Veja mais
Preços da soja evoluem 2,64% em Chicago

Os preços da soja apresentaram boa evolução nas negociações na última semana n...

Veja mais
Drogaria Araujo vai inaugurar mais 11 lojas

Processo de expansão prevê a abertura em cidades da Grande BH.Após um primeiro semestre focado em am...

Veja mais
Confiança diminui 0,6% em agosto

Níveis altos de estoque apontam para desaceleração no terceiro trimestre, segundo sondagem da FGV.O...

Veja mais
Pessimismo ronda indústria mineira

Setores que geralmente faturam mais no segundo semestre não acreditam em aumento das encomendas.A combinaç...

Veja mais
Coca-Cola ativa maior promoção da marca para Copa do Mundo

Propaganda conta com a participação da cantora Gaby Amarantos e o grupo Monobloco, que entoam a mús...

Veja mais
Redes começam a substituir os importados para reter clientes

Comércio e indústria estão preocupados com o estrago que a alta do câmbio pode provocar nos p...

Veja mais
Broca volta a ameaçar cultivo de café no país

Não são apenas os atuais baixos preços do café que preocupam os produtores brasileiros. Nas ...

Veja mais
Parcerias para medicamentos são colocadas em xeque

Uma das principais bandeiras do Ministério da Saúde, as Parcerias de Desenvolvimento Produtivos (PDPs) som...

Veja mais