Empresa agora atende clientes com produtos chineses.
A Natália Christmas, empresa mineira do grupo Embrasil especializada em artigos natalinos, desativou a unidade fabril de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e agora aposta na importação de produtos chineses. A dificuldade de competir com os produtos asiáticos foi o que fez a empresa tomar essa decisão. Hoje, quase 85% dos itens do portfólio da marca são da Ásia.
A diretora financeira do grupo Embrasil, Karla Magalhães, explica que as altas tributações nos processos de fabricação e os custos trabalhistas não permitiam que a Natália Christmas competisse em preço final com os produtos importados. "Por isso desativamos a fábrica", explica. Dos 1,3 mil produtos que a marca disponibiliza em seu portfólio hoje, 1,1 mil são importados da China.
Com a compra de tantos produtos no país asiático, o grupo Embrasil também está tendo que lidar diariamente com a desvalorização do real perante o dólar. "Toda a cadeia é afetada, terminando no consumidor final. No nosso caso, diminuímos a margem de lucro para não repassar todo o aumento para os clientes", afirma Karla Magalhães.
Ela acredita que, mesmo com a alta do dólar, a Natália Christmas vai ter aumento de 10% nas vendas deste Natal na comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa iniciou em julho a captação de pedidos com o processo de pré-vendas para todo o Brasil. "Já alcançamos 40% da previsão. Estamos acreditando que vamos atingir nossos objetivos, apesar da alta do dólar", diz.
Para Karla Magalhães, a apresentação de novidades do portfólio na Feira de Natal, que aconteceu em junho, e a abertura das vendas são fatores que podem ajudar a Natália Christmas a alcançar o crescimento esperado. "Podemos ser surpreendidos negativamente pela volatilidade do câmbio, já que os nossos clientes podem acabar fazendo contenção de compra devido ao aumento excessivo do preço, mas até agora o resultado está positivo", avalia.
Para atender ao aumento do trabalho nas áreas de armazenagem e separação de produtos da Natália Christmas ao longo do segundo semestre, o Grupo Embrasil ampliou o quadro de funcionários em 40 pessoas. Atualmente, o grupo é formado pelas empresas atacadistas Embrasil, Socol, Apolo e Super Bazar. Ainda fazem parte Embrasil Ceasa, ponto de venda que funciona dentro do Ceasa-MG; Cobimex, trading de relacionamento internacional; Markan Agroquímica, que atua na distribuição e vendas de produtos agrícolas; e Coramais, distribuidora das Tintas Coral.
Veículo: Diário do Comércio - MG