O Brasil ganhou 970 perfumarias nos últimos dois anos. A expansão do setor é impulsionada pelos emergentes. Enquanto, no primeiro semestre, as classes A e B retraíram os gastos em 5%, o segmento C aumentou as despesas em 12%. As D e E, juntas, aumentaram em 17% as compras.
Os dados são resultado de uma pesquisa realizada pela Nielsen, divulgada na última sexta-feira no Fórum de negócios da Beauty Fair. O levantamento aponta que, mesmo com recuo de 0,8% no volume, o faturamento foi ampliado em 8,1%.
Mesmo vivendo um bom momento, o setor de produtos de higiene e beleza acompanha a desaceleração observada na conjuntura da economia brasileira.
Depois de experimentar crescimentos de 15% a 20% nos últimos anos, as perspectivas apontam crescimento entre 6% a 10% nos próximos meses.
Com a diminuição do número de pessoas em situação de pobreza, chegou-se a 1,1 milhão de compradores nos últimos dois anos, o que significa quase 30% da população brasileira.
O levantamento da Nielson indica que o estado de São Paulo e a Região Nordeste são as principais fatias do mercado, que destaca também regiões como o Sul.
Frequência
O lugar preferido para as compras de itens cotidianos, como shampoo e condicionador, são os super/hipermercados. Em segundo vêm os catálogos de revenda, nos quais os produtos mais procurados são os de maquiagem.
Em terceiro aparecem as farmácias, preferidas para o consumo voltado à higiene, como absorvente e similares.
Em quarto, estão as perfumarias cujo poder de atração está na variedade de itens oferecidos.
Entre os principais itens consumidos pelas emergentes brasileiras estão os desodorantes, coloração e sabonetes, com alta de 18,3%, 13,7% e 9,5% respectivamente, ou seja, produtos de valor agregado, com um tíquete médio 19% maior, na comparação com 2012.
Tempo
O tempo médio de permanência nos estabelecimentos, chega a 35 minutos, pois as consumidoras consideram o ato de fazer compras em perfumarias uma experiência agradável, com nota de 8,7 em uma escala de 0 a 10 na avaliação, sendo 10 a melhor nota.
Outros fatores importantes que as classes C, D e E levam em consideração na hora de optar por onde adquirir a cesta de higiene e beleza, é a comodidade, a conveniência, a proximidade com a residência, a demonstração e experimentação de produtos, além de preços competitivos e brindes. Vale ressaltar que estes locais foram considerados importantes na busca por lançamentos. Cosméticos, dermocosméticos e shampoos ficam na liderança, à frente de tratamentos capilares, coloração e esmaltes.
O índice de fidelidade dos clientes varia conforme o segmento. Em esmaltes e escovas, ocorre um mix maior de marcas na hora de comprar. Cutelaria, depilação e coloração são setores que costumam fidelizar.
O aumento no número de opções de canais para fazer compras também serve de alavanca, pois apenas super e hipermercados têm este tipo de cliente, aproximadamente 2,7%. Cerca de 97% dos compradores adquirem itens em mais de um local; 55% em mais de três e 16% em mais de quatro.
Veículo: DCI