Receita com venda de frutas cresce 12,1%

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As oito espécies mais valorizadas no MLP movimentaram R$ 10,4 milhões no mês de agosto.

O desempenho do morango teve destaque na comercialização de frutas do Mercado Livre do Produtor (MLP) da Ceasa Minas (Contagem) em agosto de 2013, na comparação com julho. Foram vendidas cerca de 412,1 toneladas, equivalentes a 62,5% de todo o morango comercializado no entreposto, e o valor atingiu R$ 1,6 milhão. A cifra foi 31,4% superior à registrada no mês anterior.

As avaliações, com base em dados produzidos pela CeasaMinas, são da Subsecretaria de Agricultura Familiar da Secretaria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que coordena a gestão do MLP. De acordo com André Azevedo Sousa, assessor técnico da Subsecretaria, o município que mais forneceu foi Pouso Alegre, seguido de Alfredo Vasconcelos, Ressaquinha e Barbacena. Os quatro responderam por 90,5% do morango colocado no entreposto.

Sousa diz que, no período analisado, as oito frutas mais valorizadas no MLP (banana, tangerina, morango, abacaxi, abacate, mamão, manga e laranja) movimentaram R$ 10,4 milhões.

"O valor foi 12,1% maior que o registrado pelo grupo em julho e equivale a cerca de 20% do obtido no período com as vendas totais do MLP, que atingiram R$ 53,3 milhões", prossegue o assessor.

Já o volume de comercialização das oito frutas, em agosto, ficou em torno de 9,4 mil toneladas, uma variação positiva de 9,1% em relação ao grupo das mais vendidas em julho.

A banana, líder de vendas, possibilitou em agosto uma receita de R$ 3,7 milhões, que correspondem a uma participação da ordem de 7% no movimento total do oitavo mês. Depois vem a tangerina, com o valor de R$ 1,8 milhão. O grupo abacaxi, manga, mamão, abacate e laranja completa série com negociações de 2,7 mil toneladas e receita de R$ 3,3 milhões.


Hortaliças - Segundo o assessor técnico, a comercialização das oito principais hortaliças no MLP, em agosto, alcançou 20,5 mil toneladas, correspondentes a 42,6% do conjunto das vendas na unidade. O valor atingido foi de R$ 25,2 milhões.

Em agosto, o tomate teve o maior volume de comercialização do setor de hortaliças do MLP, atingindo 8,1 mil toneladas. O produto registrou uma participação de 16,7% no total das vendas da unidade. A comercialização do tomate alcançou R$ 5,5 milhões, cifra 3% menor que a apurada em julho. O valor equivale a 10,4% do total apurado nas vendas do MLP.

Os demais produtos relacionados no ranking das hortaliças mais vendidas diretamente pelos produtores, no oitavo mês, foram: cenoura, batata, pimentão, quiabo, batata-doce, mandioca e inhame.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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