Lego reduz margem para crescer 50% este ano

Leia em 2min 30s

A M.Cassab, distribuidora da Lego no Brasil, decidiu sacrificar a rentabilidade para alcançar a meta de expansão de 50% no faturamento este ano, em relação a 2012. O enfraquecimento do real frente ao dólar fez com que o custo de importação dos produtos da fabricante dinamarquesa subisse fortemente desde o início do segundo semestre. Robério Esteves, diretor de operações da M.Cassab e responsável pela marca Lego no país, disse ao Valor que menos da metade desses gastos foram repassados ao preço final nas lojas, para que não comprometesse o volume de vendas. Em suas contas, as perdas nas margens ficarão entre quatro e cinco pontos percentuais.

Esse cenário de importados mais caros, somado à inflação ainda elevada no Brasil, poderia fazer com que os consumidores reduzissem a procura pelos brinquedos de montar, motivo pelo qual a decisão foi tomada.

Se atingida, a taxa de crescimento de 50% vai superar em muito o ritmo de expansão do mercado de brinquedos este ano. A Associação Brasileira das Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) projeta uma alta de vendas de 12%, para R$ 4,34 bilhões.

Em 2012 a revendedora brasileira já obteve crescimento de 50%. Antes, o avanço observado era de, em média, 25% ao ano. Esteves atribui o desempenho à fidelização do público. "O consumidor geralmente coleciona os produtos, o que o faz 'adotar' um ponto de venda e se fidelizar", disse. "O lojista começou a perceber isso, trouxe mais variedade a suas ofertas e o giro dos produtos começou a acontecer", acrescentou.

Para fortalecer as vendas este ano, as despesas com marketing e comunicação estão avançando na mesma proporção da meta de faturamento, segundo o executivo. "As nossas medidas incluem propaganda em TV, merchandising, eventos em lojas e co-promoções", afirmou Esteves. Além do investimento em lançamentos: a linha de itens oferecida no Brasil foi renovada em cerca de 84% ante 2012.

A abertura de lojas exclusivas da marca também tem contribuído para aumentar a receita da operação brasileira. O primeiro ponto foi inaugurado em abril de 2010 no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e o segundo, em janeiro deste ano no Shopping Rio Design Barra, no Rio. A terceira unidade será inaugurada no fim deste mês em Curitiba. "Temos que ter todo um cuidado com esse formato, mas ele traz o retorno que esperamos em construção de marca e em rentabilidade, também", disse Esteves.

Mesmo com o avanço mais lento da economia, o executivo afirma que o mercado brasileiro continua sendo importante para a companhia dinamarquesa, que tenta capturar ganhos em países emergentes. "Eles enxergam o Brasil com um potencial bem interessante para a marca. Existe uma parcela grande de crianças aqui que ainda não teve oportunidade de brincar com os produtos", afirmou.

Globalmente, a Lego registrou crescimento de 25% na receita líquida em 2012, para 23,4 bilhões de coroas dinamarquesas (aproximadamente US$ 4 bilhões, considerando o câmbio médio apurado no ano passado). O lucro líquido cresceu mais: 35%, na comparação com 2011, para 5,6 bilhões de coroas dinamarquesas.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Botucatu vai conhecer tendências do varejo

O varejo é um dos maiores empregadores e geradores de receita em Botucatu. De acordo com dados deste ano, das 5.6...

Veja mais
233 mil serão admitidos no fim de ano

Pesquisa do SPC Brasil mostra, porém, que apenas 14% dos trabalhadores temporários no comércio e no...

Veja mais
Multinacionais do comércio agrícola vivem transformação

Os personagens a cargo de alimentar o mundo estão mudando. Na semana retrasada, a Cargill nomeou o nono executivo...

Veja mais
Redes varejistas ligam o artesão ao consumidor final

O caminho percorrido entre a peça de cestaria produzida pelas mulheres do Vale do Jequitinhonha, no Estado de Min...

Veja mais
Brahma conta história de árvore no meio de campo de futebol

Vídeo resgata história do icônico campo de futebol no Brás, criado em torno de uma árv...

Veja mais
Petroquímica Braskem começa a desenvolver plástico inteligente

Plástico inteligente, que mudará de cor quando houver, por exemplo, violação da embalagem de...

Veja mais
Latco entra no mercado de leites premium

A indústria de alimentos Latco lança no mercado nacional os leites premium Crioulo. O sistema de envase as...

Veja mais
Produção de arroz deve avançar 5%

Agricultores iniciam o plantio do cereal de olho nas projeções do mercado e nas previsões clim&aacu...

Veja mais
A GAP desembarca no Brasil

Enfim, uma das redes de moda casual preferidas dos jovens brasileiros começa a vender suas roupas no País....

Veja mais