O varejo é um dos maiores empregadores e geradores de receita em Botucatu. De acordo com dados deste ano, das 5.640 empresas em atividade no município, o comércio agrega a maior parcela, com 2.995. Esse número representa a evolução de uma economia dinâmica e que recebe cada vez mais investimentos. Em 2014, a inauguração de um shopping center deve consolidar o varejo na região, segundo a agência Sebrae.
Este crescimento do setor reflete também uma concorrência acirrada e disposta a inovar. O tradicional produto na vitrine e as promoções pontuais já são superados por ações que atraem o cliente e o fidelizam.
Para apresentar as tendências deste mercado em franca expansão, o Sebrae-SP promove, dia 8 de outubro, a partir das 19 horas, no Salão Social da Associação Atlética Botucatuense, o evento "Tendências e Inovações no Varejo - Rumos do setor no Brasil e no mundo", com o objetivo de mostrar aos empreendedores do setor os destaques deste ano na feira e apontar soluções criativas para um novo mercado de consumidores, influenciados diretamente pela tecnologia.
"Há um novo perfil de compra dos consumidores, que são influenciados também pelas mídias sociais e a tecnologia. Essa nova comunidade de clientes provoca também uma mudança nos lojistas que precisam atender a essas novas necessidades", destaca Gustavo Carrer, consultor do Sebrae-SP.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a inserção da classe C, o aumento do poder de compra, a preocupação maior com a qualidade e a marca das mercadorias do que com o preço são os novos panoramas enfrentados pelo varejo.
Veículo: DCI