Primavera deve causar queda de 10% a 50% nos preços das flores

Leia em 2min 10s

Com a chegada da primavera, no último domingo, os preços das flores podem sofrer redução de 10% a até 50% em produtos comercializados em lojas físicas e on-line. Segundo entidades e comerciantes do setor, o período é favorável para o aumento entre 40% e 60% da produção, o que reflete diretamente nas vendas entre meados de setembro até o fim de outubro, quando começam as chuvas de fim de ano e os preços voltam a normalidade.

"A chegada da primavera não é a principal data para setor", explica o economista e responsável pela Seção de Economia e Desenvolvimento da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) Flávio Godas. "Mas a estação garante maior variedade de flores e aumento na produção, o que resulta na queda dos preços", afirma. "Esse percentual representa redução de 10% a 15% em relação às outras épocas do ano", continua, ao enfatizar que a redução varia de acordo com a região do comércio e se ele é atacado ou varejo.

De acordo com o secretário do Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo (Sindiflores), Marcos Alexandre, apesar da produção de todos os tipos de flores durante todo o ano, muitas dependem de estufas para o cultivo, o que não é necessário durante a primavera. "A produção aumenta de 40% a 60%, e os preços ficam mais convidativos", afirma.

Dados que podem ser conferidos com as expectativas de baixa nos preços que serão aplicados no e-commerce também, como é o caso da floricultura on-ine Giuliana Flores. Segundo o fundador da empresa, Clóvis Souza, os valores sofrerão queda logo após 30 de setembro - Dia da Secretária. "Normalmente, nesse período, com a demanda de flores, dentro do on-line o preço chega a ficar até 30% mais barato", diz o empresário. "No mês de outubro teremos uma campanha de até 50% de desconto em diversos tipos de flores com expectativa de aumentar as vendas em até 20%".

Dia de Finados

A data que já foi considerada a terceira melhor para o setor no ranking de vendas, atualmente ocupa a quarta posição. De acordo com Godas, enquanto o Dia das Mães e o dos Namorados são responsáveis pelo aumento de 40% e 12%, respectivamente, e o Dia Internacional da Mulher alcança a mesma meta, as vendas no Dia de Finados não devem aumentar mais de 10%.Mudanças nos hábitos sociais seria a razão, segundo Marcos Alexandre. "No dia das mães, só elas ganham flores, no 12 de junho são as namoradas, já no Dia da Mulher, todas ganham, inclusive em empresas", explica. "Por outro lado, está acabando a tradição de familiares visitarem os túmulos de seus entes", finaliza. ]



Veículo: DCI





Veja também

Cresce venda de acessórios

Carregadores, capinhas personalizadas, películas protetoras, fone de ouvido, carregadores avulsos, entre outros a...

Veja mais
Botucatu vai conhecer tendências do varejo

O varejo é um dos maiores empregadores e geradores de receita em Botucatu. De acordo com dados deste ano, das 5.6...

Veja mais
233 mil serão admitidos no fim de ano

Pesquisa do SPC Brasil mostra, porém, que apenas 14% dos trabalhadores temporários no comércio e no...

Veja mais
Lego reduz margem para crescer 50% este ano

A M.Cassab, distribuidora da Lego no Brasil, decidiu sacrificar a rentabilidade para alcançar a meta de expans&at...

Veja mais
Multinacionais do comércio agrícola vivem transformação

Os personagens a cargo de alimentar o mundo estão mudando. Na semana retrasada, a Cargill nomeou o nono executivo...

Veja mais
Redes varejistas ligam o artesão ao consumidor final

O caminho percorrido entre a peça de cestaria produzida pelas mulheres do Vale do Jequitinhonha, no Estado de Min...

Veja mais
Brahma conta história de árvore no meio de campo de futebol

Vídeo resgata história do icônico campo de futebol no Brás, criado em torno de uma árv...

Veja mais
Petroquímica Braskem começa a desenvolver plástico inteligente

Plástico inteligente, que mudará de cor quando houver, por exemplo, violação da embalagem de...

Veja mais
Latco entra no mercado de leites premium

A indústria de alimentos Latco lança no mercado nacional os leites premium Crioulo. O sistema de envase as...

Veja mais