Seleção Brasileira de Alimentos: projeto une 11 nomes da indústria alimentícia para turnê mundial

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Conceitos de produtos inovadores foram desenvolvidos a partir da metodologia de design thinking com o objetivo de gerar novas oportunidades de exportação e ampliação da presença das marcas brasileiras no mercado internacional


 

 


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O projeto Seleção Brasileira de Alimentos (SBA), que apresenta pela primeira vez uma coleção conceitual de produtos nacionais, lançado em São Paulo no final de setembro (26/9), propõe a reinvenção de clássicos nacionais para revelar uma nova faceta da indústria alimentícia brasileira ao mundo e ampliar os negócios no exterior aproveitando o momento de destaque do Brasil, capitalizado por eventos internacionais como a Copa do Mundo. Com foco em exportação e na inovação dos produtos brasileiros, o projeto foi criado e é desenvolvido pela agência internacional de design de alimentos e bebidas Enivrance, e tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).


A iniciativa reúne 13 conceitos de produtos desenvolvidos para 11 grandes players do setor no Brasil: Baggio Café, Bauducco (biscoitos), Globalbev (sucos), JBS (carne bovina), Maricota (pão de queijo), Seara (carne de frango e suína), Servida Alimentos (congelados), Vinícola Aurora e Weber Haus (cachaça), além de dois chefs: David Hertz (social food) e Katia Barbosa (Rio signature). Os participantes elegeram entre seis ideias inovadoras um produto para representar o que há de melhor no setor de alimentos e bebidas do Brasil em um grande time para ser apresentado ao mercado externo, entre 2013 e 2014. O objetivo é gerar novas oportunidades de exportação, ampliar a presença das marcas nacionais em países com grande potencial de consumo e fortalecer a imagem do segmento.


"Cada companhia selecionada, independentemente do tamanho, compartilha o mesmo objetivo retratar uma liderança criativa para o setor de alimentos do Brasil, usando inovação, branding e comunicação como pilares fundamentais para o incremento da competitividade", avalia o CEO e fundador da Enivrance, Edouard Malbois.



Produtos, embalagens e realidade aumentada

O time de produtos é composto pelas seguintes propostas de inovação: CWD (Carbonated Wine Drink), espumante em garrafa long neck, assim como a cerveja; Rio Style, pizza marguerita com o design que homenageia o calçadão de Copacabana; Happy Hour, café torrado com cachaça; Trail Bites, cubos de carne suína cobertos por sementes e frutas secas; Hype Flakes, chips de frango assado com cereais; Pure Taste, suco de açaí com 70% de concentração da fruta; Barbecue Gems, cortes selecionados de picanha; Alchemy, cachaça orgânica premium; Dessert Time, mini cubos de waffer recheados com cheesecake, brownie e torta de limão; I Love Classics, sticks de carne bovina com sabor de pizza; Romeo e Juliet, pão de queijo com queijo e goiabada, em formato de donut; além do Beer Best Friend, macaron salgado, recheado com carne seca; e Communities, pão com frutas secas e nozes.


Para o desenvolvimento de cada conceito de produto, foi aplicada uma metodologia de design thinking, considerando as tendências mundiais de consumo em alimentos, alinhada à história de cada empresa e ao lifestyle brasileiro. A Givaudan Aromas atua na Seleção Brasileira de Alimentos como flavour coach, com sua expertise global e local em insights do consumidor por meio de análise sensorial e desenvolvimento de aplicações para criar sabores exclusivos e inovadores que atendam às expectativas do mercado.


Para contar a história deste projeto ao mundo foi escolhida a CoolBrands NextWorld Storytelling, considerada a melhor agência internacional de story telling, para criar o livro "A Storytelling Expedition Into Brazil New Food Leadership", com 156 páginas, que revela a visão das empresas e chefs envolvidos nesta iniciativa. O conteúdo é ilustrado por fotos e depoimentos em realidade aumentada através de QR e AR Codes, com os quais o leitor tem acesso a diversas camadas de informação extra sobre a SBA, como vídeos, links e depoimentos via aplicativos móveis.



Sobre a Enivrance

Fundada em 2002, em Paris, a Enivrance nasceu como o primeiro bureau de style de comida e bebida no mundo. É hoje uma parceira significativa em inovação para as maiores empresas do setor de alimentos do cenário internacional, com o desenvolvimento de novos conceitos de produtos e novas marcas. Através da criação de "concept food", a agência lançou as bases de uma indústria alimentícia mais saborosa, criativa e natural. Hoje, a Enivrance possui escritórios em Paris, Singapura e São Paulo.



Para mais informações, acesse: www.sba2014.com



Fonte: Assessoria de Comunicação da Evivrance

 


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