Cerca de 53,5% dos brasileiros com acesso à internet deve fazê-lo com um dispositivo móvel (tablets ou smartphones) ainda este ano. Esse número deve saltar para 98% em 2017, de acordo com a pesquisa "Global Mobile Shopper 2013", feita pela agência de publicidade Giovanni+Draftfcb.
"O uso dos dispositivos móveis em diferentes fases do processo de compra já se mostra uma realidade de forma muito clara. Portanto, pensar na sua estratégia de presença mobile não é algo que se possa deixar para depois", afirma a vice-presidente de planejamento da agência, Patrícia Marinho. "É possível ter sucesso e usar bem o mobile a seu favor tendo foco nas coisas que realmente importam para o consumidor, e isso não tem nada a ver com sair correndo para desenvolver aplicativos."
O levantamento constata ainda que os consumidores brasileiros que utilizam dispositivos móveis (mobile shopping) já estão bem alinhados às médias globais em alguns comportamentos. No País, 43,9% das pessoas utiliza tablets e smartphones para comparar preços, por exemplo, enquanto a média global aponta para uma média de 43,5%. Ainda assim, o setor se mostra menos maduro no Brasil. Só 15,2% dos mobile shoppers brasileiros que responderam à pesquisa fazem buscas com uso de geolocalização, número que salta para 33,3% na média global. A pesquisa ainda traz algumas informações sobre o comportamento do mobile shopper. Enquanto 81% dos entrevistados afirmam que o celular permite fazer compras em qualquer lugar, 24 horas por dia, 68% constatam que o dispositivo elimina o incômodo de ter que falar com vendedores no varejo tradicional. Por fim, 72% deles disseram ser impossível viver sem seu celular.
O estudo entrevistou 7,5 mil pessoas em oito países. No Brasil, foram ouvidos apenas parte da população urbana de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Curitiba (PR).
Veículo: DCI