Dia das Crianças movimenta lojas na Capital

Leia em 2min 30s

Empresários projetam alta de 7% a 8% nas vendas de presentes neste ano e faturamento de R$ 58 milhões

Com o clima ajudando, a procura por presentes no último final de semana antes do Dia das Crianças foi intensa em Porto Alegre. O vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da capital gaúcha (CDL Porto Alegre) Sergio Galbinski é um dos que comemora o movimento nos shop-pings centers e nas lojas de rua.

O dirigente argumenta que a ascensão da classe C está elevando o volume de vendas, apoiada a um índice baixo de desemprego. A expectativa é de um incremento de 7% a 8% nas vendas para este Dia da Criança, em relação ao anterior, representando um faturamento de aproximadamente R$ 58 milhões na Capital. Galbinski salienta que esse é um cálculo baseado na intenção de compras.

Pesquisa realizada pela CDL, com 400 pessoas, apontou que os brinquedos são os artigos preferidos como presentes, seguidos pelas roupas. O tíquete médio, de acordo com o estudo, ficou em R$ 109,00. O levantamento também indica que, na maioria das vezes, é à mãe que cabe a escolha da compra. Esse é um ponto que a supervisora da rede de lojas de brinquedos Del Turista, Beatriz Dias, discorda. “A decisão é das crianças, sem dúvida”, enfatiza.

Foi possível verificar essa tese ontem na unidade do grupo localizada no shopping Praia de Belas, que registrou uma grande circulação de pessoas. Theo Steinberg Gerhardus, 8 anos, era uma das crianças que estavam à caça de presentes no estabelecimento, acompanhado da sua mãe, Tafat Steinberg Gerhardus. Sobre a escolha do brinquedo, Theo revelou: “por enquanto está sendo minha, porque é o Dia das Crianças”. Na ocasião, Theo, que quer ser consultor de robótica e construir um carro voador quando crescer, estava avaliando uma nova série dos Transformers. Já Ana Laura Rocco, 4 anos, estava agarrada a um sucesso atual de vendas: uma boneca da linha Monster High. A mãe, Giovana Rocco, afirma que a menina sabe o nome de todas as personagens da série.

A supervisora da rede de lojas de brinquedos Del Turista afirma que surpresas são feitas mais frequentemente no período do Natal do que no Dia da Criança. Beatriz detalha que entre os brinquedos mais procurados estão os tecnológicos. A dirigente admite que, como boa parte dos brinquedos é importada, os preços são impactados pelo dólar, e isso causou certa apreensão. “Mas, mesmo com o aumento (da moeda norte-americana), o nosso movimento superou as expectativas”, diz satisfeita.

Beatriz espera que as compras continuem aquecidas durante a semana e ressalta que a Del Turista é uma das lojas que abrirá no próximo sábado, mesmo sendo feriado. Sobre eventuais trocas, um alerta importante feito pelo vice-presidente da CDL Porto Alegre Sergio Galbinski é que o consumidor não estrague a embalagem do item adquirido para fazer a substituição futuramente.



Veículo: Jornal do Comércio - RS




Veja também

Dia das Crianças: Preço de brinquedo varia até 98% em BH

Presentear no Dia das Crianças vai exigir atenção e pesquisa de preços. De acordo com dados ...

Veja mais
Franquias desembarcam no interior de Minas

Marcas apostam no potencial de consumo de moradores fora da região metropolitana para aumentar vendas no estado, ...

Veja mais
Nestlé ganha batalha de embalagem

A Cadbury, marca da Mondelez International, perdeu o direito exclusivo de utilizar a tradicional cor roxa nas embalagens...

Veja mais
Cresce o número de empresas que usam rede social como canal de vendas

Redes sociais já movimentam aproximadamente R$ 100 milhões por anoCom o brasileiro mergulhando na internet...

Veja mais
Mondelēz lança Halls mastigável

A Mondelēz Brasil incrementa o portfólio de Halls com o lançamento da bala mastigável Halls So...

Veja mais
Cesta básica sobe 0,36% na semana em SP, diz Procon

O valor da cesta básica apurado no município de São Paulo pela Fundação Procon-SP e o...

Veja mais
Cade investigará Unilever e Nestlé

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu instaurar processo administrativo contra as empresas ...

Veja mais
'Uai' lucra com camelô empreendedor

O empresário Elias Tergilene, que fundou há cinco a Rede Uai Shoppings, encontrou uma forma de lucrar apos...

Veja mais
Cadbury perde para Nestlé disputa sobre embalagens

SÃO PAULO - A Nestlé ganhou o direito de usar um tom específico de roxo em suas embalagens depois q...

Veja mais