Grupo sediado na Capital prevê para 2014 aportes de R$ 580 mi, em pequenas e médias cidades do país .
Os lançamentos do grupo Mller Partners, sediado na Capital e especializado no desenvolvimento e comercialização de shoppings, deverão somar R$ 580 milhões em 2014, montante superior aos R$ 560 milhões investidos nos empreendimentos lançados neste exercício. A aposta, segundo o presidente da empresa, Rayone Mller, está baseada no potencial do segmento e no perfil de atuação da Mller Partners, voltado para cidades de pequeno e médio portes de todo o país.
De acordo com o presidente, os ativos de malls são a "bola da vez" do mercado de investimento. Isso porque, conforme ele, com o desaquecimento da construção civil nos últimos meses, o setor deixou de ser uma opção rentável àqueles que procuram segmentos mais seguros para aplicações financeiras.
"Diante deste cenário, muitos investidores migraram para aplicações nos centros de compras, procurando, inclusive, os serviços de empresas especializadas neste setor. Como temos extensão territorial, 22 anos de experiência e a meta de implantação em várias cidades no Brasil, nos incluímos neste perfil", explica.
Mller destaca também que a taxa interna de retorno (TIR) no segmento, ofertada pela empresa aos investidores, fica entre 15% e 20% ao ano. "Isso justifica, inclusive, o maior interesse pelo segmento. Além disso, há uma demanda reprimida, principalmente em municípios de pequeno e médio portes, o que eleva ainda mais o potencial", diz.
O executivo se refere a dados do Atlas de Shopping, ferramenta de análise do setor de malls, elaborado pelo Ibope Inteligência, que lista as regiões com o maior potencial para receber seu primeiro shopping center. Para se ter uma ideia, das dez posições elencadas pelo levantamento, duas são ocupadas por cidades mineiras: Conselheiro Lafaiete (Campo das Vertentes) e Ubá (Zona da Mata).
A especialização da Mller Partners ocorre, justamente, neste tipo de município. Conforme ele, são localidades com população entre 100 mil e 400 mil habitantes. "Trata-se de cidades cujo potencial de consumo chega a um raio de até 20 minutos de deslocamento", afirma.
Os lançamentos previstos para o próximo exercício, dizem respeito a três empreendimentos: dois em Minas Gerais e um no interior do Rio de Janeiro, cada um com cerca de 25 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL). "Não chegamos nem ao fim de 2013 e os lançamentos para o próximo exercício já somam R$ 300 milhões. Assim, seguramente, poderemos ultrapassar os R$ 560 milhões deste exercício, chegando até R$ 580 milhões", estima.
Os projetos lançados neste ano estão sendo desenvolvidos em Santa Maria (RS), Araras (SP), Sertãozinho (SP), Campina Grande (SP) e Itaúna (Centro-Oeste de Minas). Somente o projeto da cidade mineira, conforme Mller, já conta com mais de 80 cartas de intenção de lojistas querendo participar do empreendimento.
Experiência - A empresa, com 22 anos de experiência no mercado de desenvolvimento de shoppings, já participou de projetos de 40 empreendimentos em todo o país. A atuação, conforme o presidente, se dá desde a captação do terreno para instalação do mall até a comercialização da ABL, passando pela criação do projeto de engenharia, cronograma de construção e planejamento do mix de lojas.
Há ainda os serviços de consultoria tecnológica, marketing e auxílio jurídico, entre outros. "E, a partir do ano que vem, teremos também a parte de administração dos centros de compras", revela.
Em relação ao desempenho dos negócios, Mller afirma que nos últimos dois anos, a empresa foi uma das que mais cresceu no setor, com uma média anual de expansão de 50% por ano e em 2013 o feito deverá se repetir.
Veículo: Diário do Comércio - MG