Marca deixa em segundo plano a comunicação com as crianças e busca estratégias para inovar no mercado de sobremesas prontas
Depois de 90 anos no Brasil, a marca Royal prepara a unificação dos seus produtos com o objetivo de manter a liderança no segmento de gelatinas e de fermentos. A principal mudança será deixar as crianças em segundo plano, conquistadas nos anos 80 e 90 com o personagem Bocão nas propagandas da gelatina, e se voltar para as mães, que ainda têm guardadas as lembranças da infância associadas à marca.
"Não faz sentido termos dois caminhos se a própria consumidora assimila os dois produtos com a marca Royal. A partir de agora, os dois produtos passam a ter um único site, com o foco nos adultos", diz a gerente de marketing da Royal, Ana Sarrão.
"Antigamente, a gelatina fazia parte da sobremesa da criança. Hoje, com diversas opções, o produto acabou perdendo força", conta a executiva, ao destacar que as vendas de gelatinas já não crescem há três anos, mas o mercado segue maduro e estável. "Isto beneficia até em tempos de inflação, pois com o poder de compra reduzido, a sobremesa de baixo custo ganha vantagem. O mesmo acontece com o fermento, pois os bolos prontos encarecem mais, então os consumidores optam por fazer suas sobremesas", afirma Ana Sarrão.
2014
Sem dar detalhes se a marca pretende entrar no segmento de sobremesas prontas, a gerente de marketing adianta que 2014 reserva uma série de lançamentos, que podem envolver produtos com gelatina ou fermento.
A expectativa da Royal é aumentar as vendas em 16% neste ano. As vendas de fermento em pó, com mais de 60% de participação de mercado, representaram o equivalente à quantidade suficiente para o preparo de mais de dois bolos para cada brasileiro. No mercado de gelatinas, a marca detém cerca de 30% de participação.
A Royal também está de olho no público jovem e tem investido em plataformas digitais e em brindes. "Nossas páginas nas redes sociais visam buscar o novo consumidor. Também lançamos o kit com as forminhas de silicone para o preparo de cupcakes, que fazem parte de um universo mais jovem. Entendemos a necessidade de falar com este tipo de público, mas não vamos deixar de lado nossa tradição", conta.
Veículo: Brasil Econômico