A multinacional suíça Nestlé lançou, na última sexta-feira, dia 15 de novembro, um programa de três anos que oferecerá cerca de 10 mil empregos em período integral para pessoas com menos de 30 anos de idade e outras 10 mil vagas para trainees na Europa. A companhia se antecipa, dessa forma, à esperada queda da população em idade ativa no continente.
A gigante dos alimentos acredita que até 15% de seus 93 mil funcionários na Europa se aposentarão até 2024. A administração prevê que, caso não comece a substituir esses empregados agora, isso criará dificuldades para a expansão da empresa no continente.
"Precisamos substituir estes funcionários", explicou o presidente da Nestlé para a Europa, Laurent Freixe. "Precisamos contratar os melhores para o futuro", acrescentou o executivo.
Freixe afirmou também que as contratações devem resultar em aumento líquido "significativo" da força de trabalho da companhia.
De acordo com previsões da União Europeia, a população em idade ativa do continente deve cair para 330,6 milhões até 2020, de 334,9 milhões em 2012. Até 2050, esse número deve cair para 299 milhões.
O executivo, que também começou sua carreira na Nestlé como trainee, disse que a empresa precisa atrair os maiores talentos e que isso é crucial para seus planos de investimento na Europa.
A companhia está dando atenção especial ao sul da Europa e pretende abrir 3.220 vagas na Espanha, na Grécia, em Portugal e na Itália.
Veículo: DCI