A importância econômica e social do setor de panificação foi ressaltada pelo governador Geraldo Alckmin em noite de reconhecimento e valorização de empresas do setor, ocorrida no Clube Hebraica, em São Paulo. "Alimento de qualidade e emprego, é um setor de mão de obra intensiva. A indústria da panificação é fortemente empregadora", disse.
Alckmin ressaltou as iniciativas do governo para a área, reafirmando a lei que isenta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para trigo, farinha de trigo, pão, macarrão e biscoito sem recheio. Falou também sobre novas medidas tomadas, como a redução da carga tributária da parte de alimentos nas padarias, que variava em torno de 8% e 9% e passou para 3,2%, o mesmo pago por restaurantes e bares. "Deu igualdade às padarias e seus similares e melhor competitividade em benefício do consumidor", disse.
O governador explicou aos empresários presentes no evento sobre o financiamento oferecido pela agência Desenvolve SP para troca de máquinas por outras mais modernas, em cumprimento à Norma Reguladora número 12, a NR12, que prevê segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. "Financiamos com taxa de juros zero o atendimento à NR12, preservando a saúde dos trabalhadores, evitando acidente e modernizando as panificadoras. Melhora a sua competitividade e melhora a qualidade final do produto", finalizou.
A sexta premiação Maiores e Melhores da Panificação Brasileira 2013 reconheceu as seguintes categorias: insumos, produtos prontos, equipamentos e acessórios, aditivos e ingredientes para a panificação industrial, inovação e tecnologia, tradição e personalidade e instituição de ensino.
Veículo: DCI