Para Roberto Nascimento de Oliveira, especialista em marcas próprias do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o varejo trabalha de forma planejada quando o assunto é marca própria. "Os consumidores pedem três coisas: qualidade, garantia e melhor preço. Isso faz com que o os produtos sejam colocados na linha dos olhos e em espaço adequado nas gôndolas. As empresas de grande porte, que fazem melhor este trabalho são Carrefour e Pão de Açúcar , no setor de drogaria e farmácia, Panvel e nos atacarejos Roldão e Açai.
A pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, feita através do software denominado Global New Product Database (GNPD), aponta ainda que, no mês de outubro de 2008, foram lançados, em todo o mundo, 19.026 mil produtos, sendo 8% desse total no Brasil. Desse total mundial, 18% são marcas próprias - um aumento de 3% em relação ao mês de setembro de 2008.
No exterior, a rede de supermercados Sainsbury's, do Reino Unido, lançou a linha Sainsbury's Taste The Difference, composta por 500 itens de alimentos. Os produtos foram bem recebidos pelos consumidores e as vendas da rede aumentaram em 20%.
Veículo: DCI