Um membro do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Alimentícia de São Paulo, disse na última sexta-feira que a Sadia deverá demitir até 12 mil pessoas. Segundo o diretor do sindicato, José Ferreira, esse número representa cerca de 20% do quadro total de funcionários da empresa. Ele não forneceu outros detalhes. Por meio de comunicado, a Sadia negou que pretende efetuar mais demissões além das 350 anunciadas esta semana.
Cerca de 250 funcionários da Sadia reuniram-se na manhã da última sexta em frente à sede da empresa no bairro da Lapa, na zona oeste da capital paulista, para discutir a proposta de reajuste salarial apresentada pela empresa. A proposta da Sadia, de reajuste de 8% (o equivalente ao INPC mais aumento real de 0,96%), foi rejeitada pelos trabalhadores em assembleia realizada em dezembro e, de acordo com informações do sindicato, novamente descartada nesta manhã. A Sadia informou também que está aberta a negociações de reajuste salarial. A empresa diz que ainda aguarda a consulta aos funcionários, por parte do sindicato, para prosseguir com as negociações. Uma audiência entre a empresa e representantes dos trabalhadores está marcada na Delegacia Regional do Trabalho, em São Paulo. A data-base para o reajuste do setor de alimentação é outubro.
John Deere
A fabricante de máquinas John Deere demitiu mais 502 funcionários em sua fábrica de Horizontina, no noroeste do Rio Grande do Sul, alegando necessidade de adequar o ritmo de produção de colheitadeiras e plantadeiras à demanda. As encomendas foram prejudicadas pela estiagem na Argentina e Paraguai, além da crise financeira mundial, segundo informou a companhia. No final de outubro de 2008, a John Deere já havia cortado 200 funcionários com contratos temporários em Horizontina, citando o cancelamento de pedidos da Argentina e a crise financeira entre os motivos da medida. Em novembro, a companhia anunciou o resultado do ano fiscal de 2008 e projetou uma queda de demanda de 10% a 20% no ano fiscal 2009 na América do Sul.
Um membro do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Alimentícia de São Paulo afirmou que a Sadia deverá demitir até 12.000 pessoas. A empresa negou por meio de comunicado.
veículo: DCI