Produção em Minas Gerais cresce 2,66%

Leia em 2min 40s

Segundo dados da Conab, na safra 2012/13 foram colhidas no Estado 27,6 milhões de sacas de 60 quilos do grão

A produção de café em Minas Gerais, na safra 2012/13, totalizou 27,6 milhões de sacas de 60 quilos e encerrou o período produtivo com alta de 2,66%. Os dados do quarto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostram que no intervalo a produtividade da cultura subiu 2,7%, com rendimento de 26,7 sacas por hectare. O incremento se deve ao manejo correto feito pelos produtores ao longo de 2011, quando os preços do grão ainda estavam lucrativos.

De acordo com os técnicos da Conab, também contribuiu para o aumento da produção a inversão da bianualidade em algumas regiões produtoras, como na Zona da Mata e na Serra da Mantiqueira, na região Sul de Minas.

Apesar do incremento registrado no resultado total do Estado, na região do Cerrado, que inclui o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste, foi registrada forte retração. A safra 2012/13 na área foi calculada em 5,213 milhões de sacas de 60 quilos, o que representa uma redução de 16,3% quando comparada à safra anterior.

No Cerrado, a produtividade média apresentou uma queda de 16,8%, caindo de 36,9 sacas por hectare em 2012 para 30,7 sacas por hectare neste ano. A área de café em produção teve uma variação positiva de 0,57% em relação à safra passada. Esta redução na safra 2012/13 se deve, principalmente, à bianualidade da cultura.


Zona da Mata - Nas regiões da Zona da Mata, Rio Doce e Central os levantamentos de campo feitos pela Conab mostraram que a produção foi ampliada em 35,5%, somando 8,3 milhões de sacas, quando comparada com a safra anterior. A área em produção para a região foi estimada em 309,59 mil hectares, crescimento de 1,8% em relação à safra passada. A produtividade média alcançada foi de 26,9 sacas por hectare.

O crescimento da produção se deve à bianualidade positiva das lavouras, a melhora dos tratos culturais incentivados pela recuperação dos preços do café, a baixa carga produtiva na safra 2012 e às condições climáticas favoráveis no período pós-floradas, o que promoveu o bom desenvolvimento das lavouras, confirmando as expectativas de uma excelente safra na região.

Segundo dados da Conab, a produção nas regiões Sul e Centro-Oeste de Minas foi estimada em 13,35 milhões de sacas, redução de 3,2% quando comparada à safra 2012. A área colhida foi calculada em 521,18 mil hectares e a produtividade média de 25,6 sacas por hectare.

Os técnicos da Conab ressaltam que a queda na produção, decorrente da bianualidade negativa, foi significativamente minimizada pela boa produtividade das lavouras nas regiões da Serra da Mantiqueira e Centro-Oeste, além da inversão da bianualidade da produção em alguns municípios. No entanto, as chuvas ocorridas a partir do início da colheita provocaram o aumento da derrubada dos frutos com perda de qualidade da bebida devido à fermentação.

Já nas regiões Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri, a estimativa da Conab aponta para uma produção de 776,73 mil sacas, com diferença negativa de apenas 1% em relação à safra anterior. A produtividade média foi de 20,7 sacas por hectare. O déficit hídrico característico da região, aliado à temperatura ambiente elevada, contribuiu decisivamente para prejudicar a produtividade das lavouras não irrigadas.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Rede de logística compra fatia de terminal de açúcar em Suape

Em mais uma tacada para ganhar terreno no segmento de logística para o agronegócio, a Odebrecht TransPort ...

Veja mais
Lojistas sentirão mercado mais desafiador nos próximos anos

O setor de shopping centers passa por um momento de acomodação após cinco anos de crescimento expre...

Veja mais
Trocas estimulam vendas pós-Natal

Consumo cresce 5% no Estado, e comércio espera faturar mais um pouco até fim do anoPassada a correria das ...

Veja mais
Varejo de eletrônicos prevê 1º semestre de vendas fortes

O varejo de eletrônicos espera ter muito o que comemorar até a Copa do Mundo de 2014. A expectativa de alta...

Veja mais
Varejo têxtil pode ter novo ano difícil

As varejistas de vestuário tiveram um ano de crescimento abaixo das expectativas e ainda esperam dificuldades em ...

Veja mais
JBS faz acordo para compra da Massa Leve por R$ 260 milhões

A brasileira JBS, uma das maiores exportadoras globais de carne bovina, confirmou na última segunda-feira (23), p...

Veja mais
Fiscalização de venda de alimentos é ampliada no verão

A temporada de verão está começando e quem trabalha no ramo alimentício deve redobrar a aten...

Veja mais
JBS compra a Massa Leve para concorrer com a BRF

Empresa paga R$ 260 milhões por produtora de massas frescas e congelados. Companhia, que já detém a...

Veja mais
Estoque em alta faz lojistas anteciparem as promoções

Estoques elevados, especialmente em São Paulo, fizeram com que os lojistas antecipassem o período de promo...

Veja mais