Congresso discute hoje meios eletrônicos de pagamento

Leia em 2min 40s

"Cartões de crédito: do começo ao futuro". Este é o tema central da quarta edição do C4 -Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, que será realizado de hoje a sexta-feira no Hotel Transamérica, zona sul da capital. Para essa edição, o evento traz 40% a mais de conteúdo que as anteriores. Entre os tópicos, a divulgação de duas pesquisas inéditas sobre hábitos de consumo.

 

A programação vai contemplar os principais assuntos em destaque nos meios eletrônicos de pagamento e crédito ao consumidor. "A principal novidade será o debate de assuntos que antes eram tendências e que agora são realidade para o setor", diz o sócio-diretor da Partner Conhecimento e promotor do Congresso C4, Álvaro Musa. "Por exemplo, os pagamentos via celular e as parcerias dos players de cartões com as redes de telefonia já são realidade, e nós estaremos discutindo com eles o sucesso destas operações", completa.

 

Entre os principais assuntos a serem abordados estão: Bandeiras após IPOs; Convívio entre Celular, Cartão e POS; Inclusão dos "sem cartão" no mercado de meios eletrônicos de pagamento; Uso Consciente do Crédito; e a Bolha do Crédito ao Consumidor. Além desses, formam a linha de temas-chave nas palestras o movimento dos varejistas e bancos na conversão de cartões private label em híbridos, regulamentação do setor de cartões, fidelização, sustentabilidade, seguros.

 

Os temas serão debatidos, simultaneamente, em quatro espaços diferentes, por cerca de 100 especialistas que trarão aos congressistas exemplos de histórias de sucesso do dia-a-dia do mercado de meios eletrônicos de pagamento e crédito. "Com todas essas inovações, esperamos um público de mais de duas mil pessoas ao longo de três dias de trabalho. Até agora, já verificamos um crescimento de 30% na efetivação de inscrições no C4 em relação ao mesmo período de 2007", destaca Musa.

 

Pequenas empresas

 

Embora, atualmente, apenas 27,24% dos 10.247.971 empresários de microempreendimentos existentes no Brasil admitam que usam cartão de crédito, contra 72,76% que não usam, o segmento terá seu espaço garantido nas discussões do C4. Devido à importância do mercado de meios eletrônicos de pagamento para o aumento da competitividade da micro e pequena empresa, o Sebrae tem acompanhado a evolução dessa tendência.

 

O Sebrae irá promover hoje um conjunto de palestras no espaço Momento Sebrae. "Serão apresentadas ações regionais realizadas em parceria com o Sebrae que têm proporcionado a aproximação do segmento das micro e pequenas empresas ao mercado de meios eletrônicos de pagamento", explica o analista da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae André Dantas.

 

O Momento Sebrae, segundo André, "será uma oportunidade de reunir os representantes de diversos estados da nossa Instituição com os das instituições ligadas ao tema", afirma.

 

Os temas discutidos serão: Reduzindo custos, alavancando negócios e inserindo as MPE - caso de sucesso da Credmalhas, em Monte Sião (MG); Mobile Payment e pequenos negócios, uma parceria de sucesso; Os pequenos negócios no mundo do comércio eletrônico (Correios); e Rede Ello Empreendedor (Sebrae/RJ) e Bolsa de Negócios (Sebrae Nacional). As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3186-4405 ou www.congressoc4.com.br.

 

Veículo: DCI


Veja também

Anvisa suspende venda de remédios e xampu

Rio de Janeiro - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão do...

Veja mais
Wal-Mart contrata, de olho na expansão da rede Todo Dia

O Wal-Mart Brasil, começa a selecionar candidatos para trabalhar em duas novas unidades da rede Supermercado Todo...

Veja mais
Parmalat fecha fábrica e corta a produção

As ações da Laep Investments, controladora da Parmalat, continuam sangrando e fecharam ontem abaixo de R$ ...

Veja mais
Posse na Apas

João Sanzovo Neto toma posse amanhã para seu segundo mandato, de dois anos, na presidência da Associ...

Veja mais
Amor aos Pedaços

A rede de confeitarias Amor aos Pedaços já fechou contrato com varejistas - como Pão de Aç&u...

Veja mais
O avanço agressivo das mais jovens

As marcas líderes continuam no topo da lembrança dos consumidores e também na sua preferência...

Veja mais
No Brasil, Mabe negocia com fundo de private equity

O grupo mexicano Mabe, a maior fabricante de linha branca latino-americana, está negociando a venda de uma partic...

Veja mais
Preço do tomate está em queda

Depois de um longo período de alta o preço do tomate está em queda. Uma boa notícia para os ...

Veja mais
Salgadinhos estão mais "magros"

Indústria desenvolve produtos vitaminados e com baixo teor de gorduras.   Saem os salgadinhos fritos, entr...

Veja mais