Fabricantes do setor apostam nos brinquedos para atrair as crianças e no sabor para os adultos
A preferência pelo chocolate continua a mesma, mas os ovos de Páscoa... quanta diferença! Com os almoços do domingo migrando da casa dos avós para o restaurante, pais ocupados em várias atividades e filhos cada vez mais ligados nas novidades, as compras para a data também já não são mais iguais às de anos atrás.
Os tradicionais ninhos cheios de confeitos artesanais perderam a vez para presentes mais práticos e certeiros, que facilitam a vida de quem dá e encha os olhos de quem recebe.
Para agradar as crianças do século 21, as fábricas recheiam os doces com brinquedos – personagens preferidos dos pequenos, bolas de futebol e até fones de ouvido temáticos. Para não ficar sem aproveitar a data, as lojas de brinquedos adotaram embalagens em forma de ovos para acondicionar pelúcias e assim entrar no embalo do símbolo da data.
– Jogos eletrônicos e surpresas passaram a ser essenciais aos nascidos no novo milênio. O chocolate serve de complemento, porque as crianças também não abrem mão das guloseimas – avalia Liliane Rohde, professora de Marketing e Comportamento do Consumidor da ESPM-Sul.
Como substitutos das cestas da geração passada, os ovos do novo milênio precisaram ganhar em tamanho e se tornaram mais coloridos e atraentes. Na busca por inovação, 150 produtos foram lançados neste ano, informa o vice-presidente de Chocolate da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Ubiracy Fonseca.
– O Brasil é o maior mercado de consumo de chocolate na Páscoa. Dificilmente alguém fica sem receber ao menos um doce na data. E isso inclui os adultos. Para eles, as novidades são as barras premium, com mais cacau, e gourmet, assinadas por chefs – diz.
Veículo: Diário Catarinense