Na contramão do mercado, a Wanke e a Midea Carrier, ambas com atuação no setor de eletrodomésticos nacional, apostam em bons resultados neste ano. Enquanto a primeira projeta um crescimento de 25% em 2014, a segunda investe para ampliar a sua participação no segmento de micro-ondas.
A confiança delas contrasta com a preocupação do mercado diante do avanço da inflação e do maior comprometimento da renda dos brasileiros.
Incertezas que já levam algumas marcas a revisarem para baixo suas projeções para este ano.
O otimismo das duas fabricantes, entretanto, pode ser explicado, em parte, pelos índices registrados no ano passado. Em 2013, o setor de eletroportáteis movimentou R$ 6,44 bilhões no Brasil, de acordo com os dados da consultoria GfK. A cifra representa crescimento de 17,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Por outro lado, os produtos de linha branca somaram R$ 23,16 bilhões, equivalente a aumento de apenas 1,8% ante o ano anterior. Neste mesmo período a catarinense Wanke registrou expansão de 28%, acumulando uma receita na casa dos R$ 100 milhões.
Já a Midea Carrier espera se aproximar das multinacionais Whirlpool e a Electrolux no segmento de micro-ondas. A marca resolveu nacionalizar a fabricação do eletrodoméstico na unidade de Manaus (AM).
Sob o guarda-chuva da marca Midea e com um investimento forte na casa dos R$ 5 milhões, a nova linha de micro-ondas será vendida pelas redes de varejo e também no e-commerce, de acordo com a companhia.
Veículo: DCI