Da Redação
Começa a funcionar no dia 26 a unidade industrial da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), no Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho.
Com um investimento do governo estadual de R$ 12 milhões, a fundação reabre, após 18 anos, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesab), tornando a Bahia novamente um estado produtor de insumos farmacêuticos.
Na inauguração, será apresentada a Cabergolina, o primeiro insumo produzido na unidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.
O medicamento, usado por pessoas com distúrbios hormonais, é, atualmente, importado da Itália e da Argentina. Com a fabricação brasileira, a expectativa é reduzir os custos para o usuário, que poderá recebê-lo por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS. O Ministério da Saúde vai adquirir o fármaco pela metade do preço.
A indústria brasileira Cristália transferirá a tecnologia de produção para a Bahiafarma. Isso será feito gradativamente, em cinco anos, e, nesse período, a planta da unidade irá se expandir conforme o progresso do processo.
Outros medicamentos estão nos planos da Bahiafarma. Entre eles, o Sevelamer, para insuficiência renal crônica; o Everolimo e o Micofenolato Sódio, imunossupressores para transplantados; Etanercepte e Adalimumabe, usados para artrite reumatoide; Trastuzumabe, para o tratamento de câncer de mama; e a vacina alergênica, para imunoterapia de asma.
Veículo: A Tarde - BA