A Abima – Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados – divulga os dados dos quatro primeiros meses de 2014 da pesquisa realizada pela consultoria Kantar WorldPanel sobre o consumo no segmento. No período, os pães industrializados foram consumidos em 57% dos lares brasileiros, com alta de 3,8 milhões de domicílios frente ao dado do mesmo prazo de 2013. Os pães brancos seguiram na liderança de mercado e dominaram o ranking de consumo, embora as versões de pães industrializados integral e com grãos tenham avançado 50% no quadrimestre, chegando a mais lares.
Em relação aos bolos prontos, consumidores de 24% das residências brasileiras compraram os produtos, o que determina crescimento de 2 milhões de residências frente ao volume dos primeiros quatro meses de 2013. O levantamento mostrou ainda que 49% do crescimento da categoria vem dos lares com adolescentes ou daqueles com o perfil chamado de independente – residências sem crianças ou com filhos de mais de 29 anos de idade.
Os mini-bolos ganharam maior destaque no mercado, com os produtos com sabores que envolvem chocolate (seja na massa, no recheio ou na cobertura) respondendo por 62% do volume de vendas do período analisado pela Kantar. “A despeito da alta do número de residências em que os produtos são consumidos, este é um segmento que ainda tem elevado potencial de crescimento”, explica Claudio Zanão, presidente da Abima. “Mais da metade da população brasileira nunca experimentou opções de bolos industrializados, o que deixa claro o potencial de alta do segmento”, complementa.
Fonte: Comunicação Abima