Uma pesquisa feita pela Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas) identificou que 80% dos compradores que freqüentam a unidade de Contagem, na região metropolitana, revendem os produtos em um raio de até 130 quilômetros do entreposto. Para fazer o transporte de mercadorias, 40% dos compradores utilizam caminhões-baú, 29% usam veículos utilitários e apenas 0,52% usam veículos refrigerados.
"A proximidade com o comprador demonstra a importância que temos em Minas Gerais, apesar de sermos uma central de abastecimento que fornece produtos para outros estados", disse o coordenador da pesquisa e chefe do departamento técnico da Ceasa Minas, Wilson Guide.
A pesquisa indicou também que 52,7% da população de Minas Gerais tem, no varejo de seus municípios, produtos comercializados no atacado da Ceasa Minas em Contagem. Além disso, 52,7% dos compradores que vão ao entreposto de Contagem têm como principais itens de compra produtos como cereais, industrializados alimentícios e não alimentícios, além de serviços.
Isso demonstra, segundo Guide, o quanto é importante que uma central de abastecimento tenha um mix de produtos variados e que vá além dos hortigranjeiros. Ainda de acordo com o estudo, outros 47% dos compradores freqüentam o entreposto para comprar, principalmente, os hortigranjeiros.
Origem - Mais um dado importante revelado pela pesquisa é que 54% dos compradores entrevistados trabalham para sacolões e pequenos supermercados. As grandes redes de supermercado respondem por 1% do total de compradores. Mas isso não significa que eles compram apenas 1% do que é comercializado no entreposto de Contagem. Além disso, os grandes supermercados procuram produtos atípicos, sazonais ou regionais, tais como jiló, vagem e tomate-cereja.
Outros 18% dos compradores trabalham para restaurantes, padarias, bares, hotéis e lanchonetes. Para 46% deles, os produtos industrializados alimentícios são os preferidos, superando a compra de hortigranjeiros. O mesmo ocorre para 38% dos compradores de pequenos supermercados.
Dentre todos os entrevistados, 21% afirmaram vir até o entreposto de Contagem cinco vezes na semana. Entretanto, a maioria, 26%, vai ao mercado duas vezes por semana. O estudo também mostra que as mulheres já representam 14% do total de compradores.
Sobre a a qualidade dos serviços oferecidos pela Ceasa, 63% dos compradores disseram que a limpeza do entreposto atende bem ao público, 79% consideram que os horários de comercialização são adequados, 63% dos compradores usam a informação de mercado e se informam sobre os preços usando o painel do Mercado Livre do Produtor (MLP).
Desafio - Para 47% dos compradores, o principal desafio que a Ceasa Minas tem que superar é o trânsito. Com esse objetivo, o Conselho de Administração da Ceasa Minas aprovou, em reunião realizada em 11 de julho, a construção de um pátio logístico com capacidade para 2.500 veículos leves, próximo ao pavilhão Z. O projeto de engenharia está pronto e o edital, em elaboração.
A pesquisa do perfil do comprador foi feita entre os meses de dezembro de 2013 e fevereiro de 2014. Foram entrevistados 386 compradores em 39 pavilhões da Ceasa Minas.
Veículo: Diário do Comércio - MG