THAIS CARRANÇA
SÃO PAULO - Fabricadas pela indústrias Basf e AkzoNobel, as marcas líderes no mercado brasileiro de tintas de decoração, Suvinil e Coral, reforçaram suas linhas premium, na expectativa de terem um segundo semestre melhor do que o primeiro. O segmento de maior valor agregado é penalizado em momentos de economia ruim, em favor do segmento standard, mais barato. Além disso, as vendas de materiais de construção na primeira metade do ano foram prejudicadas pelo menor número de dias úteis.
A Coral trouxe, ao fim de julho, três lançamentos de produtos, as tintas Coral Acrílico Total, Coral Acabamento de Seda e novas tonalidades na paleta de Wandepoxy Base Água. Em junho, a marca já havia lançado o serviço Coral Visualizer, aplicativo para celulares que permite testar cores em paredes. A AkzoNobel não revela o valor do investimento, mas afirma que será de 2% a 3% do faturamento anual.
"Com os lançamentos, esperamos registrar um crescimento adicional de 10%. O mercado deve crescer de 3% a 5% em valor e normalmente crescemos o dobro do mercado, então nessas linhas devemos chegar a um incremento de 20%", afirma o diretor de marketing da Tintas Coral, Benito Berretta.
Vencer a apatia
Com a melhora de mix, a fabricante de tintas visa driblar o cenário de retração da indústria de construção. "Queremos trazer produtos com atributos tentadores para que o consumidor saia da apatia. Esperamos um pouco mais de alegria e de dinamismo para depois das eleições", afirma o diretor.
Segundo o executivo, no primeiro semestre, houve retração no mercado do Sudeste, que, no entanto, ficou estável nas demais regiões. "O mercado sofreu bastante com a Copa. Há, portanto, uma demanda reprimida, então esperamos que no segundo semestre, particularmente depois das eleições, aconteça um crescimento acompanhando o PIB", prevê, projetando estabilidade ou alta de até 1%.
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) espera crescimento de 2% em volume para 2014. O segmento imobiliário representa 80% do volume e 60% do faturamento total do setor de tintas, que foi de R$ 9,12 bilhões no ano passado.
Também em julho, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da Basf, aprimorou alguns de seus produtos. A tinta látex premium Suvinil A Clássica e o esmalte Seca Rápido Base Água contam agora com o atributo Sem Cheiro. Além disso, a linha de Esmaltes Cor e Proteção passou a ter secagem mais rápida.
Veículo: DCI