ALL deverá ter bom primeiro trimestre

Leia em 2min 10s

A América Latina Logística (ALL) deverá ter bom primeiro trimestre, apesar da crise mundial, já que produtores agrícolas devem escoar a produção que foi estocada esperando aumento de preços das commodities, de acordo com analistas. Para o analista da Ativa Corretora, Antonio Bezerra, os estoques acima do esperado no final de 2008 podem indicar forte exportação agrícola para janeiro e fevereiro, uma vez que a capacidade de armazenagem precisará ser liberada para o recebimento da nova safra.

 

"A companhia pode ter bom volume transportado nos primeiro três meses, devido ao escoamento dos estoques dos agricultores. Além disso, mesmo quem não costumava transportar produtos por ferrovias, talvez decida fazê-lo, pelo custo mais baixo do que o do rodoviário. Isso poderá ter impacto positivo sobre o desempenho da ALL", afirmou Bezerra.

 

O analista, apesar de acreditar no potencial para o primeiro trimestre, afirmou que este ano será difícil para a empresa. "A crise mundial levou diversos investidores a tirar dinheiro do Brasil para cobrir perdas em bolsas de valores de outros países e isso é muito ruim para as empresas. Outra dificuldade decorrerá da escassez de crédito ", afirmou.

 

A empresa disse que a meta de alta de volume transportado neste ano ficará entre 10% e 12%; em 2008,ampliou-se em 10,8% o volume transportado, porém a projeção de aumento era de 12% a 14% para o ano. Em 2008, a companhia transportou 38,2 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU), ante 34,4 bilhões de TKU em 2007.

 

Para Antonio Bezerra, a retomada aos níveis de crescimento que a empresa registrava antes da crise deverá ser possível em 2010. "A possibilidade de queda da safra, que, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), seria de 6,5%, deve prejudicar os resultados desse ano da empresa. O preço das commodities pode aumentar, mas isso não influencia o resultado da empresa que trabalha com volume transportado", afirmou Bezerra.

 

Segundo ele, consideradas as variáveis de cenário, as ações da empresa têm bom potencial de retorno. Segundo pesquisa com analistas feita pela agência Bloomberg, o preço alvo das ações da ALL em 12 meses está em R$ 19,59, o que geraria valorização de quase 120% sobre a cotação desta quinta-feira.

 

O analista Luiz Otavio Broad, da Ágora Corretora, vê potencial de alta para o valor dos papéis da ALL. Segundo ele, a valorização esperada para este ano poderá ser revisada para baixo. "Mesmo com a revisão, o potencial de ganho a longo prazo é alto e por isso mantemos a recomendação de compra", disse.

 


Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Cresce aceitação de produto nacional

De uma área certificada de 1,8 milhão de hectares foram embarcados produtos orgânicos no valor de US...

Veja mais
Oferta de hortifrutigranjeiros cai 10,7%

Preço médio na Ceasa Minas registrou um aumento de 12,1% no mês passado.   A Centrais de Aba...

Veja mais
Produtividade do arroz esbarra na tecnologia

Com a proximidade do período de colheita da safra de arroz começa a se confirmar a expectativa de que o au...

Veja mais
Carrefour Sertório (RS) fecha para se adequar a exigências da prefeitura

Recém-inaugurada, a nova loja do grupo Carrefour em Porto Alegre, na avenida Sertório, 6767, está f...

Veja mais
Liquidação de importados

O supermercado chique Varanda (Praça Deputado Dario de Barros, 401, Cidade Jardim, 3035-5855) encomendou 300 pane...

Veja mais
Anvisa determina apreensão de dois lotes do Viagra

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e inutilizaç...

Veja mais
Supermercado autossuficiente

Mais um lance na disputa entre as redes de supermercados britânicos e americanos pelo título de a empresa m...

Veja mais
Rugas para a Barbie

A boneca mais famosa do planeta chega aos 50 anos em crise de identidade e com as vendas em queda  A aparênc...

Veja mais
Avon combate a crise reforçando a publicidade

“Democratizar o luxo.” A frase repetida, quase como mantra, pelos executivos da Avon Brasil resume a estrat&...

Veja mais