Os lojistas gaúchos deflagraram uma liquidação em massa em fevereiro como forma de elevar as vendas no mês considerado o de movimento mais fraco e ao mesmo tempo minimizar os impactos da crise. Em todo o Rio Grande do Sul mais de 60 mil lojas prometem descontos de até 50%. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) do estado lançou na quarta-feira o Liquida RS, Tchê!, que vai envolver 52,4 mil estabelecimentos de 246 municípios. Ontem foi a vez da CDL da capital gaúcha apresentar o Liquida Porto Alegre, com a adesão de mais de 9 mil pontos da cidade.
Conforme o presidente da FCDL, Vitor Koch, a meta deste ano é que os lojistas consigam em média vendas 25% superiores ao que normalmente registram em fevereiro. No ano passado, na primeira edição, era esperado um incremento de 20%, mas o obtido, conforme o reportado pelos estabelecimentos envolvidos, foi 28%. Ele diz ser difícil traduzir os percentuais em valores porque grande parte das lojas participantes é de micro e pequenas empresas, o que dificulta a obtenção de números confiáveis de faturamento. No caso do Liquida Porto Alegre, a meta é uma receita de R$ 654 milhões, 6,5% a mais sobre 2008.
Koch diz que a projeção estadual de vendas é muito superior a da capital porque, enquanto a promoção em Porto Alegre está consolidada em sua 13ª edição e já faz parte da cultura do consumidor local, a iniciativa envolvendo os demais municípios é recente, em sua segunda edição, e por isso com mais espaço para crescer. "Pode parecer uma previsão estratosférica, mas queremos mudar a cultura também do lojista de que fevereiro é um mês fraco de vendas por causa de férias, praia, contas de IPTU, IPVA e material escolar", explica.
Os descontos do Liquida RS, Tchê! vão de 5% a 50%, englobando confecções, calçados, móveis, eletrodomésticos, material de construção e alimentos. "Orientamos os lojistas para que negociassem com os fornecedores para conseguirmos dar descontos reais em fevereiro, estender o prazo e dar mais crédito", diz Koch.O superintendente CR Die Mentz, Homero de Toledo, classifica o Liquida RS, Tchê! como "a melhor idéia que o varejo no Rio Grande do Sul já teve". A rede da cidade de Portão, que comercializa móveis, eletrodomésticos e bazar, já aderiu ano passado e repete em 2009 com todas as suas 54 lojas no Rio Grande do Sul. "Estamos com descontos que vão de 10% a 50%. E Esperamos vendas de 10% a 12% melhores que fevereiro do ano passado", estima. Para Toledo, a iniciativa faz com que o varejo unifique a linguagem em todo o estado e estimula a ida do consumidor às compras que, com a crise, apesar de mais cauteloso, quer comprar e por isso fica espreita à espera de oportunidades.
"Por enquanto a crise não afetou as nossas vendas. Pelo contrário, estamos satisfeitos", assegura. Para Koch, as iniciativas são ferramentas para driblar a crise que, segundo ele, o setor não sente como outros segmentos. Ele diz que, apesar da retração em outubro e novembro, houve recuperação em dezembro e estabilidade em janeiro.
Veículo: Gazeta Mercantil