O ano ainda nem terminou e a empresa mineira especializada na produção de massas Santa Amália Alimentos já está comemorando o crescimento de 8% frente a 2013 e planejando os próximos investimentos. Ela acaba de completar uma fase de seu plano de expansão, com aporte de R$ 30 milhões na linha de produção da planta localizada em Machado, no Sul de Minas. Agora, a direção planeja a próxima ampliação, que deverá somar R$ 70 milhões em investimentos até 2017.
Segundo o country manager da Alicorp, grupo que adquiriu a Santa Amália há dois anos, Vicente Barros, apesar de o ano de 2014 não ter sido muito positivo para a economia, a empresa registrou crescimento importante no mercado. De acordo com ele, o investimento de R$ 30 milhões foi direcionado para a criação de uma nova linha de produção, melhoria dos equipamentos e capacitação dos funcionários. Além disso, a marca lançou dois novos produtos, que foram muito bem recebidos. Somente em Minas Gerais, mais de 13 mil pontos de vendas adotaram a linha Speciale, massa que não leva óleo nem azeite no preparo.
Barros destaca que as previsões dos economistas para o próximo ano também não são otimistas, mas ainda assim a empresa pretende seguir investindo na fábrica, em novas linhas de produtos, na formação de pessoal e em marketing. De acordo com ele, nos próximos três anos os aportes na empresa devem superar os R$ 70 milhões. Entre as apostas mais importantes da Santa Amália para o futuro, o country manager destaca a publicidade, que já começou a ser incentivada em 2014 e deve ser ainda mais explorada nos próximos anos.
"Pouco se viam propagandas de macarrão na televisão e nós começamos a investir nessa mídia. Além disso, movimentamos as gôndolas dos supermercados, que eram inertes. Fizemos o envelopamento delas com a nossa marca, o que chamou muito a atenção, e apresentamos produtos novos", destaca. Outra estratégia bem-sucedida de marketing que deve continuar em 2015 é a Cozinha Itinerante. A ação visa divulgar os produtos da marca por meio de um caminhão que roda diferentes cidades com um chef de cozinha. O profissional prepara pratos diversificados usando produtos da Santa Amália e distribui à população em eventos ou estacionamentos dos supermercados.
A Santa Amália também pretende expandir sua atuação para mais estados, principalmente o Nordeste, onde a marca ainda é pouco presente. "Já atuávamos no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Neste ano avançamos para o Centro-Oeste, no Mato Grosso, Goiás e Brasília. Nos próximos anos, a meta é fortalecer a marca nos mercados onde já estamos e avançar pelo Nordeste, começando por Sergipe e Maceió", diz.
O country manager afirma que o mercado de massas no Brasil ainda tem grande potencial de crescimento, tendo em vista que o consumo per capita do alimento no Brasil é inferior ao de outros países. "O macarrão já está presente em 98% dos lares no Brasil, mas o consumo ainda é pequeno: 6 quilos por pessoa. Em outros países esse número chega a 10 quilos per capita", ressalta. Além disso, ele aposta no perfil popular do macarrão, que é um prato barato, fácil de preparar e saboroso. "Ele também é um aglutinador de pessoas, pois sempre é uma opção nas reuniões de família ou amigos", destaca.
Veículo: Estado de Minas