Do total de temporários, a expectativa é que 20% deles sejam efetivados, aponta balanço da CDL/BH
Faltam três meses para o Natal e o comércio já abriu nova temporada de vagas. Para atender à demanda criada em torno do melhor período de vendas do ano, o setor deverá abrir pelo menos 9,4 mil empregos temporários até o fim deste mês na capital mineira. É o que prevê a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o que equivale a crescimento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, as contratações devem começar na segunda quinzena de outubro.
Segundo o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, as perspectivas estão mais moderadas, quando comparadas com 2013. Ele atribui o atual cenário ao aumento da inflação aliado a maiores taxas de juros e menos propício ao consumo, o que impacta negativamente nas vendas. Segundo Falci, o número total de contratações de 2014 deve variar entre 9.359 a 9.406 vagas. Em 2013, o comércio varejista contratou 9.267 funcionários temporários, alta de 2,5% em relação a 2012.
Cerca de 90% das ofertas para empregos temporários de Natal são para as funções de vendedores, estoquistas e caixas. De acordo com a pesquisa da CDL/BH, os interessados em candidatar-se às vagas devem ficar atentos à internet, pois a maioria dos lojistas utilizarão a rede para divulgação.
O presidente da entidade destacou ainda que do total de temporários para este ano, a expectativa é que 20% deles sejam efetivados. A maioria das contratações será iniciada em novembro. "A possibilidade de contratação permanente acaba elevando o nível de exigência das empresas. Para a venda de produtos mais sofisticados, como os de tecnologia, a exigência é maior, afirmou. Geralmente, o perfil solicitado é de candidatos que tenham disponibilidade de horário, inclusive finais de semana e feriados e boa comunicação. Experiência prévia no varejo pode ser considerado um diferencial.
Veículo: Estado de Minas