Cooperativas e indústrias de laticínios vão receber do governo federal subvenção para transportar 51 milhões de litros de leite. Os papéis do Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) foram leiloados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e representam 25,5% dos 200 milhões de litros ofertados.
Do Sudeste vão sair 44 milhões de litros e do Centro-Oeste, 7 milhões. A estatal também ofereceu subsídios para a produção do Sul do País, mas não houve nenhum lance na região.
Cada fabricante de leite em pó, leite longa vida, queijo, leite condensado e manteiga vai receber R$ 90 para cada mil litros transportados, cerca de 30% a mais que nos dois leilões anteriores, realizados no mês passado.
Desde o início do ano a Companhia já ofertou subvenções para o escoamento de 600 milhões de litros da bebida. Foram negociados subsídios para o transporte de 122 milhões de litros, um investimento de R$ 9,56 milhões. Outras duas negociações com 200 milhões de litros cada devem ser realizadas, até atingir o volume de 1 bilhão de litros de leite.
Veículo: DCI