Comprar produtos orgânicos direto do produtor e com preços um pouco mais acessíveis será possível no novo Mercado Municipal Orgânico de Curitiba. O espaço, o primeiro no País exclusivo para a comercialização desse tipo de mercadoria, foi inaugurado ontem, ao lado do Mercado Municipal, na Rua da Paz, 608, no bairro Jardim Botânico.São 3,7 mil metros quadrados de área construída e 22 boxes comerciais, que vendem desde vegetais até cosméticos. O investimento foi de cerca de R$ 3 milhões, provenientes da prefeitura e do governo federal.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, explica que o crescimento desse setor no Brasil chega aos 30% ao ano. “As pessoas preocupadas com uma alimentação saudável vão encontrar produtos de qualidade aqui. Quem ganha são os consumidores e os produtores”, acredita.
Duas cooperativas paranaenses de agricultores orgânicos ocupam as bancas de hortifrutigranjeiros. Todos os produtos vendidos dentro do mercado orgânico possuem certificação, o que garante a procedência.
No local são vendidos verduras, frutas, vegetais, cereais, grãos, chás, massas, cafés, vinhos, sucos, carnes, roupas, acessórios e cosméticos. Segundo Cassel, existe uma sensibilização muito grande em todo o País para a criação de espaços como este.
“Há protocolos em vários estados. Muitos para a construção de centros com locais para a comercialização permanente de produtos orgânicos”, afirma o ministro. Já o prefeito Beto Richa destaca que o projeto foi formulado tendo em vista a forte demanda da cidade.
A expectativa é de grande movimentação de pessoas, já que o espaço está conectado ao Mercado Municipal, por onde passam 50 mil visitantes por semana. Além dos boxes de comercialização, há um anfiteatro e salas especiais para a realização de cursos, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). Foi montada também uma cozinha para cursos de culinária.
Veículo: O Estado do Paraná