Produção tem segundo ano de queda

Leia em 2min 10s

A produção de chocolates no Brasil deve terminar 2014 em queda, pelo segundo ano consecutivo. De janeiro a setembro, o setor recuou 2%, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). A estimativa da entidade aponta para estabilidade no quarto trimestre, período que engloba a fabricação de produtos para o Natal, segunda melhor data para o mercado após a Páscoa.

Em 2013, a produção do setor teve leve queda de 0,5%, para 530 mil toneladas. "Por mais que tenhamos feito evoluções em produtos, campanhas, melhorado a distribuição, ações na Copa do Mundo, será novamente um ano sem crescimento", diz Fonseca. O executivo aponta o cenário econômico, de baixo crescimento e inflação alta, como o vilão. No início do ano, havia uma expectativa de recuperação da indústria, por conta da Páscoa tardia, em 20 de abril, e da Copa do Mundo.

Os preços dos chocolates em barra e bombons subiram principalmente na segunda metade do ano. A inflação da categoria atingiu o pico de 7,58% nos doze meses terminados em outubro, acima do IPCA geral.

A Abicab não faz projeções, mas o cenário para 2015 não é mais animador, segundo Fonseca. "Eu, pessoalmente, acho que vai ser novamente um ano difícil. Economicamente não se mostra um ano de muita euforia, pois haverá muitos ajustes na economia", afirma. Depois de passar de 350 mil toneladas para 532 mil toneladas entre 2009 e 2011, o setor perdeu fôlego e estacionou nesse patamar. O Brasil é o terceiro maior mercado de chocolates do mundo, após Estados Unidos e Alemanha.

A fabricação de chocolates premium, usado como presente no Natal, é a que mais deve crescer neste fim de ano. A categoria ainda é pouco representativa, mas é a que mais cresce. No ano passado, respondeu por cerca de 30 mil toneladas do total. As empresas que atuam nesse nicho devem crescer de 10% a 15% neste fim de ano, segundo Fonseca.

A maioria do chocolate premium consumido no Brasil, no entanto, é importado. É o caso da Lindt, que abriu em julho sua primeira loja no Brasil, em São Paulo. A entrada no varejo foi desenhada por uma joint venture criada em março pela empresa suíça e a brasileira CRM, dona da Kopenhagen. A Abicab mapeou 3,2 mil lojas de chocolate premium no país este ano e prevê que o segmento mais que dobre de tamanho até 2020, com 7,3 mil unidades.




Veículo: Valor Econômico


Veja também

Ajustes na lei do Fundoleite

Em meio à lista de assuntos votados na Assembleia gaúcha ontem estava o projeto de lei apresentado pelo Ex...

Veja mais
Problema do leite será debatido

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da Câmara do...

Veja mais
Brasil abrirá painel contra barreira da Indonésia a frango

Um painel contra a Indonésia na Organização Mundial do Comércio (OMC) por causa das barreira...

Veja mais
Fabricantes devem faturar mais com TV

Mesmo sem o estímulo da Copa do Mundo, o mercado brasileiro de TVs não vai sofrer um efeito ressaca em 201...

Veja mais
Consumidor opta pelas compras a prazo

Mesmo com o desaquecimento da economia e o aumento da inadimplência, em Belo Horizonte a maior parte dos consumido...

Veja mais
Exportação de biscoitos tem avanço de 17% até outubro

A indústria nacional de biscoitos, massas, pães e bolos industrializados registrou um crescimento de 17% n...

Veja mais
São Paulo lidera exportações agrícolas no mês de novembro

Em novembro, os cinco primeiros estados que mais exportaram produtos do agronegócio foram: São Paulo, com ...

Veja mais
Sandoz lança no Brasil genérico do Cialis antes do fim da patente

A Sandoz, divisão de medicamentos genéricos do grupo Novartis, firmou um acordo comercial com a Eli Lilly ...

Veja mais
Emprego formal em SP cresce 0,4% no 3º trimestre, aponta Seade

O número de empregos formais celetistas no Estado de São Paulo cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste an...

Veja mais