Brasil cresce no comércio internacional

Leia em 2min 40s

De 2004 a 2013, a participação do Brasil na corrente de comércio mundial de produtos farmacêuticos, medida pela soma das exportações e importações, cresceu 85,2%, para US$ 9,8 bilhões. O crescimento expressivo, porém, não foi suficiente para levar o país a uma posição relevante no ranking mundial, segundo levantamento recente da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma).

 

 



Com essa movimentação, o Brasil representou apenas 0,93% do US$ 1,056 trilhão comercializado no ano passado, ocupando assim a 22ª segunda posição a despeito de representar o sexto maior mercado interno para medicamentos de todo o mundo. A Alemanha lidera o ranking, com US$ 122,1 bilhões ou 11,55% de participação na corrente de comércio, seguida dos Estados Unidos, com fatia de 10,57% e US$ 111,7 bilhões.

"A exportação é o lado fraco. O Brasil tem uma representação pequena nas vendas externas mundiais", afirmou ao Valor o diretor de Acesso da associação, Pedro Bernardo. Isso se deve, principalmente, ao menor grau de internacionalização das empresas brasileiras, índices inferiores de inovação - em 2013, o país era o 64º colocado no Índice Global de Inovação, da Escola Mundial de Negócios (Insead) - e baixa competitividade, prejudicada tanto por questões específicas à indústria quanto pelo chamado custo-Brasil.

De 2004 para 2013, enquanto as exportações brasileiras de produtos farmacêuticos cresceram 305,3%, para US$ 1,605 bilhão, as importações avançaram 283,9%, para US$ 8,224 bilhões. É fato que houve avanço nas vendas externas, mas elas ainda representam apenas 0,3% do total mundial. "Isso é muito pouco para um país que é o sexto maior mercado", enfatizou o diretor da Interfarma.

Conforme Bernardo, os países que mais exportam medicamentos são também aqueles com melhor posição no ranking mundial de novação, o que reflete elevados índices de estímulo a pesquisa e desenvolvimento. Como todo ciclo virtuoso, os líderes da corrente de comércio atraem ainda mais investimentos da industria farmacêutica, ampliando a oferta de emprego qualificado e acesso a tratamentos mais sofisticados.

"O desenvolvimento de uma nova molécula pode exigir investimento de US$ 1 bilhão. As farmacêuticas vão escolher, é claro, os países que oferecerem melhores condições de mercado interno e exportação, com maior viabilidade de retorno do custo da inovação", ressaltou o executivo da entidade.

Para atrair esses investimentos, o país, na avaliação da Interfarma, deve repensar fatores que afetam a competitividade sistêmica, como juros elevados, carga tributária alta (em torno de 34% para a indústria farmacêutica), custos elevados de energia. "O somatório disso tudo é um produto mais caro no país e pouco competitivo no mercado externo", afirmou.

No campo da inovação, acrescentou, faltam estímulos para a execução de pesquisas clínicas e incentivos a projetos acadêmicos que estejam vinculados ao setor produtivo. Para levar adiante uma pesquisa clínica, são necessárias aprovações, entre as quais a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não é incomum, porém, que o aval demore a sair no Brasil, que acaba perdendo o "momento" para outros países, acrescentou.

De acordo com a Interfarma, 30 países são responsáveis por 97,43% das exportações mundiais de produtos farmacêuticos, segundo dados de 2013. Entre os países que compõem os BRICs, com China e Rússia exportando mais que o Brasil. Na América Latina, México e Panamá também exportaram mais que o país.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Alta de preço ajuda a reduzir consumo americano de suco

Apesar da queda praticamente contínua do consumo de suco de laranja nos Estados Unidos, os preços da bebid...

Veja mais
Setor projeta alta de preço no arroz impulsionada por queda nos estoques

Para 2015, produção e produtividade devem manter os níveis da última safra; cerca de 10% dev...

Veja mais
Consumidores vão ao Comércio para pesquisar

Com as proximidades das festas de final de ano, o fluxo de pessoas no comércio da capital paraense vai timidament...

Veja mais
Café 3corações avança com valor agregado

Reforçando o movimento de expansão que o levou à liderança no mercado de café torrado...

Veja mais
Com R$ 90 mi, fabricante de massas do RS amplia planta

Em meio a crise do setor industrial, a empresa Tondo, detentora da marca de massas, farinha e biscoitos Orquídea,...

Veja mais
Comércio calçadista comemora alta

As lojas da Cidade precisaram contratar alguns vendedores temporários e estão abrindo nos domingos  ...

Veja mais
Cooperativas investem para driblar dificuldade tributária

Questões fiscais ainda favorecem a entrada de leite de outros estados em São Paulo, o maior consumidor; pr...

Veja mais
Os hábitos da classe média paulistana no Natal

Um estudo elaborado pela empresa de pesquisa e monitoramento de mercado Hibou revelou que 35% dos paulistanos não...

Veja mais
Indústria da soja espera outro ano de preços remuneradores

A despeito do recuo nos preços internacionais e da expectativa de queda na receita com os embarques de soja do Br...

Veja mais