Com o avanço da concorrência dos supermercados e drogarias, redes de menor porte se unem aos atacadistas para melhorar a oferta e atender de forma mais ampla o consumidor
Flávia Milhassi
Desde 1997, a EBC Atacado ajuda o pequeno e médio varejista no abastecimento de suas gôndolas
Foto: Divulgação
São Paulo - A maior preocupação com a aparência somada ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro tem feito o segmento de perfumarias crescer de forma significativa de 2011 para cá. Pesquisa aponta que foram abertas 970 lojas no período, levando o segmento a somar 18.305 pontos de vendas.
Composto em sua maioria por pequenos e médios empresários, que atuam de forma regional, a maior dificuldade dessas empresas é a concorrência surgida com os supermercados, as farmácias e drogarias.
Para reverter isso, esses empresários filiam-se a distribuidores atacadistas como forma de ter produtos tão bons quanto os de seus concorrentes em suas lojas. E foi justamente percebendo o potencial desses pequenos negócios que a EBC Atacado de Cosméticos - divisão de atacado do Grupo Ikesaki, que opera no mercado há 50 anos - criou o Beauty Point.
Iniciativa
Desde 2009, a empresa ajudou mais de 100 lojas perfumarias de bairro a se reformular. "O Projeto Beauty Point, é uma prestação de serviços da EBC Atacado de Cosméticos, ao pequeno e médio varejista. O projeto foi criado em abril de 2009, a fim de fortalecer o mercado de beleza, com orientações, treinamentos, apoio em mídia, adequação de mix, consultoria e muito mais", disse ao DCI a gerente de marketing da EBC Cristina Pontes.
A equipe da EBC vai ao local, reformula toda a operação - estipula o mix mais adequado baseado no consumo e poder aquisitivo de cada região, cria identidade visual da empresa, auxilia na gestão do negócio - e se torna o agente de abastecimento destas lojas sem cobrar por esse serviço, ganhando com o abastecimento dessas operações.
Cristina não quis mencionar quantas lojas serão atendidas pelo projeto em 2015 nem o quanto a EBC investe nessa iniciativa, afirmou apenas que dará continuidade desse processo na Grande São Paulo.
Distribuição
Além do Beauty Point, a EBC, desde 1997, atende milhares de lojistas de pequeno e médio porte. A empresa oferece mais de 15 mil itens distintos. "Houve a percepção no mercado, através dos clientes frequentadores do varejo, para uma venda mais focada a lojistas, donos de perfumarias, farmácias, drogarias, mercados, bazares. Portanto, com uma adequação de mix e atendimento dirigido à pessoa jurídica nasceu a EBC Atacado de Cosméticos, para atender a este perfil de clientes, que cresce a cada ano, principalmente, no Brasil que é um País de empreendedores", explicou Cristina.
A gerente de marketing afirmou também que a maior concentração é de produtos nacionais, só que os importados também fazem parte do mix ofertado aos varejistas. Outro ponto ressaltado pela executiva foi o amplo canal de venda da EBC. "A EBC atende ao pequeno e médio varejista, com facilidade e diferentes canais. Atendemos por meio da loja, no autosserviço, no televendas e no pedido eletrônico".
Mercado
Atualmente, São Paulo e o Nordeste são os maiores mercados de venda de produtos de higiene e beleza no País, mas pesquisa da Nielsen indicou que o Sul do País e o Rio de Janeiro têm o maior potencial para desenvolvimento.
Além disso, de 2011 para cá o tíquete médio de compras nessas operações aumentou em 19%. As classes mais baixas têm gastado 25% a mais nesses canais na comparação com 2011. O estudo identificou que 29% da população, ou seja, 12,5 mil lares no Brasil usam às perfumarias para fazer compras de higiene e beleza.
Cada capital tem características peculiares de compra. Em São Paulo, os produtos com maior procura são: de fixação, elétricos, cutelaria e de tratamentos. No Rio de Janeiro as maquiagens levam destaque. Em Recife, itens para barbear, coloração e escovas são os mais vendidos. Já em Porto Alegre, os dermocosméticos dividem espaço com os de fixação, elétricos, cutelaria e de tratamentos, igual a São Paulo.
Veículo: DCI