A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) divulgou os números referentes às vendas de natal deste ano, com base nos dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (Scpc).
O número refere-se ao volume de consultas de 18/12 a 25/12 e foi registrada redução de 0,50% em comparação com 2013. Já considerando o período de primeiro de dezembro a 25 deste mês, no entanto, houve um aumento de 2,44% em comparação com os números de 2013.
Segundo o economista da Acic, Laerte Martins, no primeiro período, as vendas de Natal caem pela primeira vez em 12 anos (2002/2014). "Outro fator é a perda do poder de compra dos consumidores, diante dos fatores macroeconômicos que o país está vivendo, com juros elevados, câmbio desvalorizado, inflação bem acima da meta, e um PIB próximo à zero", observa.
No segundo período, as vendas de Natal crescem 2,44%, mas que é o menor crescimento nos últimos 11 anos (2003 / 2014). "Observa-se que o consumidor antecipou suas compras de Natal, antes do primeiro período (18 a 25/12), e comprou mais à vista (45,0%) e menos a prazo (40,0%), tendo em vista as altas taxas de juros, bem como do índice de inflação", destaca. Esses números tanto do 1º período quanto no 2º período, ficaram bem abaixo da previsão, de até 5,0% que o comércio varejista previa para o Natal.
Encerrando as vendas de Natal, os estoques do comércio varejista ficaram ainda elevados, o que motivou a realização, a partir do dia 26, uma liquidação com redução nos preços de 20,0% a 70,0%, que deve seguir no mês de janeiro de 2015.
Veículo: DCI