A CES (Consumer Electronics Show), um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, começa nesta segunda-feira (5), em Las Vegas (EUA), e vai até a próxima sexta (9). A feira abre a temporada de lançamentos de alguns dos mais importantes fabricantes do setor. Durante toda a semana, cerca de 163 mil visitantes são esperados pela organização do evento. Tradicionalmente palco de novidades para o setor de TVs, a CES deve receber uma nova geração de sistemas operacionais de televisores inteligentes.
A Samsung deve apresentar os primeiros aparelhos com seu novo sistema operacional, o Tizen TV, enquanto a LG mostrará o webOS 2.0. Apesar de muitos fabricantes de smartphones reservarem novidades para o MWC, evento que acontece em março, em Barcelona (Espanha), algumas novidades podem aparecer agora. A Sony pode anunciar o Xperia Z4 e o Z4 Ultra, enquanto a HTC --que não vende celulares no Brasil-- pode lançar o One (M9). Nas edições mais recentes da CES, fabricantes de componentes também fizeram anúncios importantes.
Neste ano, Intel, Nvidia e Qualcomm devem apresentar novidades a respeito dos chips que estarão nos notebooks, tablets e celulares que chegarão às lojas em 2015. Depois de se reestruturar, a Kodak marcou para a CES a sua estreia no mercado de smartphones. A centenária companhia fotográfica lançará um dispositivo Android. Outros temas que devem ter bastante espaço na feira são realidade virtual, internet das coisas (e sua segurança) e carros inteligentes.
Veículo: Folha de S. Paulo