Demanda de consumidor recuou 7,1%

Leia em 1min 20s

O indicador de demanda do consumidor por crédito caiu 7,8% em 2014, na comparação com 2013, sendo a maior queda apurada na série histórica (desde dezembro de 2011), em todo o País

 



Os dados são da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na análise mensal (dezembro contra novembro) a procura por crédito recuou 1,9%. Na comparação interanual (em relação a dezembro de 2013) foi observada queda de 14,6%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 8,3%, enquanto para o segmento não-financeiro houve queda de 7,6%.

O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de medidas de fomento ao crédito. Mesmo com tais ajustes, o crédito continuou desacelerando, e sinalizando uma maior cautela do consumidor em tempos de incerteza econômica. A alta das taxas de juros também contribui para a diminuição da demanda de crédito, intensificando a atual tendência de queda no indicador.

Levando em consideração o cenário macroeconômico para 2015, a Boa Vista acredita que a reversão do processo somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível após a consolidação dos ajustes de política monetária e fiscal, atualmente em curso.

Uma pesquisa sobre a Experiência de Consumo do Brasileiro encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo Portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz revela que para metade dos consumidores ouvidos no estudo (68% entre os consumidores da Classe A e B), o consumo está ligado a boas sensações e ao prazer.

As sensações e experiências positivas são os principais destaques: relaxar (47%) prazer de comprar (43%), melhora de humor (37%), satisfação pessoal (35%).




Veículo: DCI


Veja também

Material escolar: Preço na rede varia 173%

Em janeiro, época de compra de material escolar, muitos pais recorrem ao comércio eletrônico para ec...

Veja mais
Calor eleva preços de hortaliças em SP

...

Veja mais
Após resultados fracos, Mattel muda o comando

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Pfizer dá início à concentração de operações do Brasil

 ...

Veja mais
Indústria de chocolate inova para atrair clientes

Os ovos vão chegar às gôndolas em fevereiro, antes do Carnaval, de 7% a 8% mais caros    ...

Veja mais
Empresas de laticínios investem em patrocínio

Estratégia é associar a prática de esportes e o consumo de leite com uma vida cheia de saúde...

Veja mais
Desaceleração do varejo pode elevar as oportunidades para a automação

Companhias como Bematech e Sysmo Sistemas sugerem que clientes devem poupar dinheiro e aumentar o desempenho por meio de...

Veja mais
Taxas de importação impedem avanço nas vendas da agroindústria do Brasil

Commodities agrícolas são as principais favorecidas no embarque à União Europeia; isento de ...

Veja mais
Compra de açúcar cai 23% na China

As importações chinesas de açúcar caíram 23% em 2014, para 3,49 milhões de ton...

Veja mais