O indicador de demanda do consumidor por crédito caiu 7,8% em 2014, na comparação com 2013, sendo a maior queda apurada na série histórica (desde dezembro de 2011), em todo o País
Os dados são da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na análise mensal (dezembro contra novembro) a procura por crédito recuou 1,9%. Na comparação interanual (em relação a dezembro de 2013) foi observada queda de 14,6%.
Considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 8,3%, enquanto para o segmento não-financeiro houve queda de 7,6%.
O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de medidas de fomento ao crédito. Mesmo com tais ajustes, o crédito continuou desacelerando, e sinalizando uma maior cautela do consumidor em tempos de incerteza econômica. A alta das taxas de juros também contribui para a diminuição da demanda de crédito, intensificando a atual tendência de queda no indicador.
Levando em consideração o cenário macroeconômico para 2015, a Boa Vista acredita que a reversão do processo somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível após a consolidação dos ajustes de política monetária e fiscal, atualmente em curso.
Uma pesquisa sobre a Experiência de Consumo do Brasileiro encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo Portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz revela que para metade dos consumidores ouvidos no estudo (68% entre os consumidores da Classe A e B), o consumo está ligado a boas sensações e ao prazer.
As sensações e experiências positivas são os principais destaques: relaxar (47%) prazer de comprar (43%), melhora de humor (37%), satisfação pessoal (35%).
Veículo: DCI