Grandes redes apostam no sistema para fazer com que consumidores ribeirão-pretanos ganhem e se tornem mais fiéis
O grande desafio de qualquer empreendimento é fazer o cliente voltar. Para isso, os supermercados de Ribeirão Preto têm investido nos programas de pontos para cativar a atenção da clientela. Através deles, o consumidor ganha pontos a cada compra e pode trocá-los depois por prêmios, produtos, descontos e até viagens.
Na cidade, duas grandes redes varejistas já utilizavam o programa de pontos como forma de fidelização dos clientes: Pão de Açúcar e Extra. A partir de hoje, a rede Savegnago Supermercados também adere ao sistema de vantagens para o consumidor.
A advogada Mariana Miranda é adepta aos programas de pontos. “Sou cadastrada em três programas e só vejo vantagens nisso”, diz. “Resgato meus pontos com frequência e já troquei por livros, brinquedos e até desconto no seguro do carro”, completa.
No programa de pontos de um supermercado, Marina usa os pontos para trocar em produtos. “No último resgate ganhei R$ 20 em crédito, ou seja, acabei economizando esse valor na minha compra. Adorei”, afirma.
Estratégia
Clientes que fazem parte de programas de recompensas se sentem motivados a comprar mais vezes da mesma empresa.
“Essa estratégia é vantajosa para o consumidor que economiza, e para o comerciante, que fideliza o cliente”, frisa o economista Edgard Monforte Merlo, professor da FEA/USP-RP.
Para ele, a fidelização é uma tendência no varejo, de forma geral. “A utilização desses benefícios reflete a crescente competição entre os estabelecimentos, que criam estratégias para se diferenciar e se tornar uma melhor opção de compra para o consumidor”, diz.
Merlo explica que o objetivo dos programas é fidelizar e conhecer melhor o cliente. “Através deles, é possível conhecer os hábitos de compra do consumidor, e, assim, ajustar os produtos ao seu gosto.”
Savegnago lança programa
A partir de hoje, clientes que fizerem compras em qualquer uma das 32 lojas Savegnago poderão acumular pontos e trocar por produtos da rede ou de parceiros Netpoints. A cada R$ 10 em compras, o cliente ganha três netpoints.
Para participar do programa, o cliente precisa fazer o cadastro no Savegnago ou pelo site www.netpoints.com.br. “A partir daí, basta informar o CPF e acumular os pontos nas compras, com validade de três anos”, diz Carlos Formigari, presidente da Netpoints.
Na região de Ribeirão, além do Savegnago, são parceiros Netpoints a Marisa, C&C e Mc Donald’s.
Segundo o superintendente do Savegnago, Sebastião Edson Savegnago, o Chalim, o objetivo do programa é agregar mais benefícios para os clientes. “Valorizar e fidelizar os clientes, além da possibilidade de conquistar novos”, diz.
Otimista, Chalim espera um aumento real de 3% nas vendas da rede, motivado pelo programa.
Maioria dos programas foca em vale-compras
Os programas de pontos começaram com as companhias aéreas e, aos poucos, foram caindo no gosto do varejo.
Em fevereiro de 2000, o grupo Pão de Açúcar lançou o Pão de Açúcar Mais, em que clientes cadastrados ganham pontos que podem ser trocados por vale-compras, além de promoções exclusivas e descontos especiais, realizados diariamente. “Os descontos variam de, no mínimo, 10%, e podem chegar a até 50%”, informa o grupo.
Após o cadastro, para usufruir dos benefícios, o consumidor precisa identificar-se com o CPF no início de cada compra, e a cada R$ 1 gasto, ele acumula um ponto. Segundo o Pão de Açúcar, hoje são mais de três milhões de clientes cadastrados no programa.
Extra
O Extra fideliza seus clientes através do Clube Extra, programa com diversos benefícios e vantagens exclusivas.
Lançado em março do ano passado, o programa permite aos consumidores da rede acumularem pontos para trocar por vale-compras, acesso a customização de ofertas, produtos e serviços, além de descontos exclusivos.
Veículo: Jornal A Cidade