Produtividade de milho teve leve queda no Estado

Leia em 2min 30s

Em Minas Gerais, o maior produtor de milho na primeira safra, a falta de chuvas e as temperaturas elevadas em diferentes fases de desenvolvimento da cultura, proporcionaram leve redução nos níveis de produtividade, quando comparada com a divulgação realizada no quarto levantamento

 



No entanto, segundo o relatório da Conab, ao relacionar com o desempenho da safra passada, é esperado forte incremento da produtividade atual, em função dos prejuízos causados de uma maneira extensiva pelo clima no ano passado, nas lavouras de milho. Ainda segundo a Conab, uma melhor avaliação dos impactos do clima nas produtividades dessa safra será melhor realizada, na medida em que a colheita do cereal for avançando.

A previsão é colher 6 milhões de toneladas de milho, volume que se alcançado será 5,3% maior. A produtividade média foi estimada em 5,9 toneladas por hectare, aumento de 13,1% frente a safra 2013/14. Ao todo, 1 milhão de hectares serão cultivados com milho primeira safra, espaço 6,9% inferior.


Feijão -
A área destinada à produção de feijão, segundo os levantamentos iniciais, apresentou retração de 11%, devido ao desestímulo dos preços de mercado no período do plantio, da melhor competitividade das culturas de milho e soja e dos elevados riscos de perdas.

A área de plantio no Estado está estimada em 159,1 mil hectares. Informações preliminares da Conab apontam para uma redução da produtividade em razão da forte estiagem e temperaturas elevadas que ocorreram durante o mês de janeiro, que podem prejudicar as lavouras em maior ou menor intensidade, dependendo dos estágios de desenvolvimento das lavouras ao longo desse período. A expectativa de quebra está diretamente relacionada ao atraso no plantio, da ordem de 30 a 40 dias, em decorrência de um período chuvoso tardio.

Segundo os técnicos da Conab, o prolongado período seco poderá prejudicar, principalmente, as lavouras que foram plantadas em dezembro, mas somente após a colheita a quebra poderá ser calculada corretamente.

Em relação ao levantamento anterior, a produtividade média fica 2,4% menor, passando de 1,235 quilos por hectare para 1,206 quilos por hectare, mas permanece superior em 3,1% quando comparada com a safra passada, que também sofreu perdas em razão de estiagem prolongada. Até o momento do levantamento já foram colhidos em torno de 33% da área. A produção deve somar 191,9 mil toneladas, redução de 8,3% em relação à safra anterior.


Algodão - A produção de algodão em caroço deve recuar 6,6%, com a geração de 67,7 mil toneladas. A produtividade média foi estimada em 3,6 toneladas por hectare, alta de 3,8%. Já a área utilizada caiu 10%, totalizando 18,8 mil hectares.
As expectativas em relação à segunda safra ainda são cautelosas e a decisão do produtor dependerá das condições climáticas.

A segunda safra ainda foi definida e a decisão dos produtores dependerá do regime de chuvas. Em algumas regiões, os produtores também avaliarão a disponibilidade de água para investimentos em irrigação.  preciso acompanhar, semanalmente, as condições climáticas e se, necessário, optar por outras culturas mais resistência ao período seco.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Consumo diminui 6,1% no início de fevereiro

O fraco ritmo da economia brasileira e a expressiva elevação no preço da energia desde o ano passad...

Veja mais
Alpargatas vai investir mais R$ 83,5 milhões

Parte dos recursos, aprovados pelo BNDES, será destinada para vários projetos na unidade de Montes Claros ...

Veja mais
Faemg considera dados subestimados

Expectativa do setor agropecuário é que números mais realistas sejam divulgados em março &n...

Veja mais
Fusões e aquisições em farmacêuticas superam US$ 200 bilhões

O ano de 2014 foi robusto para fusões e aquisições no segmento da indústria farmacêuti...

Veja mais
Indústria da beleza reduz uso de água

  Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Cotação do café mantém tendência de alta

O mercado internacional do café apresentou, na semana passada, positivo para as cotações. Foram ren...

Veja mais
Santa Helena cria versão cremosa da 'Paçoquita' para exportação

Um dos doces mais apreciados pelos brasileiros e que virou febre nas redes sociais vai ganhar uma versão cremosa ...

Veja mais
Piracanjuba comemora 60 anos com campanha nacional

  Campanha tem como slogan "Há 60 anos, gostamos de fazer bem o que te faz bem", reforçando o vari...

Veja mais
BrasilAgro defende estratégia de plantio menor

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais