Faemg considera dados subestimados

Leia em 2min 50s

Expectativa do setor agropecuário é que números mais realistas sejam divulgados em março

 



O quinto levantamento da safra 2014/15, elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), não retratou as verdadeiras perdas provocadas pela estiagem prolongada em janeiro deste ano. De acordo com os dados, a produção de grãos no Estado será de 12,53 milhões de toneladas, aumento de 7,5% sobre a produção anterior. Em relação ao quarto levantamento, feito antes do período de seca, a previsão era de colheita de 12,65 milhões de toneladas. A expectativa do setor agropecuário é que dados mais realista sejam divulgados em março.

De acordo com a coordenadora da Assessoria Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Aline de Freitas Veloso, além das visitas dos técnicos ao campo terem coincidido com período do veranico, o que impede uma avaliação mais concreta dos danos pela estiagem total, um número menor de profissionais disponibilizados para as avaliações de janeiro, em decorrência de férias, contribuiu para o levantamento de dados que foram considerados conservadores.

"O relato dos produtores, sindicatos, cooperativas e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) são de perdas significativas na produção dos principais grãos, como o café, soja, milho e feijão. Os dados da Conab estão muito conservadores. Em reunião com os representantes da companhia a justificativa pelo resultado foi de uma disponibilidade menor de pessoal para a pesquisa em janeiro e, também, pelas avaliações terem ocorrido no início do veranico, por isso, acreditamos que em março, o resultado estará mais próximo da realidade", avalia Aline.

Janela - Segundo Aline, caso as chuvas se mantenham regulares nas próximas semanas será possível recuperar parte das perdas. "A safra de grãos em Minas Gerais, devido ao atraso no início das chuvas, que normalmente ocorrem no final de setembro e início de outubro, foi plantada tardiamente, com isso, a janela de plantio ficou menor, trazendo mais risco para o desenvolvimento das culturas. Caso as chuvas fiquem mais regulares, será possível minimizar as perdas mas uma recuperação total não será possível", observa.

De acordo com a Conab, a produção de grãos em Minas Gerais será de 12,53 milhões de toneladas, volume que se alcançado será 7,5% superior a safra passada. A produtividade média foi estimada em 3,8 toneladas por hectare, variação positiva de 8,4%. A área destinada à produção foi de 3,2 milhões de hectares, espaço praticamente estável com pequena queda de 0,8%.

Em Minas Gerais, as áreas de soja apresentaram incrementos importantes nessa temporada, avançando sobre áreas de milho, cana-de-açúcar, feijão da primeira safra e pastagens degradadas. O atraso no plantio, que foi concluído somente em dezembro, além dos relatos de perdas, são motivo de preocupação para os produtores, devido à redução da janela climática necessária para a segunda safra de milho, plantada na seqüência da colheita da oleaginosa.

Em decorrência do prolongado período sem chuvas em janeiro, coincidindo com as fases de floração e enchimento dos grãos, a produtividade das lavouras, cuja colheita está iniciando, deverá apresentar redução de 3% em relação à estimativa divulgada no mês passado, mas superior em 8,3% quando comparada com a do ano passado. A produção deve alcançar 3,8 milhões de toneladas, volume 15,2% superior. A área de plantio esta 6,4% maior, com o uso de 1,3 milhão de hectares.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Consumo diminui 6,1% no início de fevereiro

O fraco ritmo da economia brasileira e a expressiva elevação no preço da energia desde o ano passad...

Veja mais
Alpargatas vai investir mais R$ 83,5 milhões

Parte dos recursos, aprovados pelo BNDES, será destinada para vários projetos na unidade de Montes Claros ...

Veja mais
Produtividade de milho teve leve queda no Estado

Em Minas Gerais, o maior produtor de milho na primeira safra, a falta de chuvas e as temperaturas elevadas em diferentes...

Veja mais
Fusões e aquisições em farmacêuticas superam US$ 200 bilhões

O ano de 2014 foi robusto para fusões e aquisições no segmento da indústria farmacêuti...

Veja mais
Indústria da beleza reduz uso de água

  Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Cotação do café mantém tendência de alta

O mercado internacional do café apresentou, na semana passada, positivo para as cotações. Foram ren...

Veja mais
Santa Helena cria versão cremosa da 'Paçoquita' para exportação

Um dos doces mais apreciados pelos brasileiros e que virou febre nas redes sociais vai ganhar uma versão cremosa ...

Veja mais
Piracanjuba comemora 60 anos com campanha nacional

  Campanha tem como slogan "Há 60 anos, gostamos de fazer bem o que te faz bem", reforçando o vari...

Veja mais
BrasilAgro defende estratégia de plantio menor

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais